Jordana Magalhães dos Reis levou em consideração as necessidades, autonomia, conforto e gosto pessoal da criança
A acadêmica de Moda da Universidade Feevale e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Jordana Magalhães dos Reis, desenvolveu um trabalho em que produziu roupas para uma criança com deficiência visual. Jordana é, também, participante do projeto de pesquisa Moda e Inclusão: design e indumentária para pessoas com deficiência visual, coordenado pela professora Claudia Schemes, do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais.
Para elaboração da atividade, Jordana levou em consideração as necessidades, autonomia, conforto e gosto pessoal de Aurora de Paula Santos, de 5 anos, voluntária do projeto Moda e Inclusão, criando um look com a temática de cachorro (blusa e saia). “Eu queria que as roupas carregassem a questão do lúdico e criativo, que se adequam à idade dela. O conceito das roupas veio a partir da observação dos gostos e brincadeiras dela. Um diferencial é que não utilizei aviamentos para o fechamento das roupas, pois normalmente botões e zíperes poderiam complicar o vestir da criança”, explica Jordana. “Outro fator para dar autonomia a ela foi a escolha do short-saia, ao invés de somente saia, para que ela não se preocupe enquanto brinca”, continua.
Segundo Claudia, que coordenou o trabalho, a moda inclusiva ainda é uma área pouco desenvolvida. “Por meio desse trabalho, podemos entender, através dos hábitos e atividades cotidianas de uma criança com deficiência visual, quais são as suas necessidades e de que forma a moda pode colaborar no desenvolvimento e autonomia dessas crianças”, destaca.