Lucas Franzoni cursa Medicina e embarca para a University of South Florida ainda em abril
No dia 28 de abril, o acadêmico Lucas Franzoni, do curso de Medicina da Universidade Feevale, embarca para uma experiência que considera decisiva em sua vida. Ele participará do programa de intercâmbio Observership, na University of South Florida, nos Estados Unidos, onde fará observação clínica de pacientes no Tampa General Hospital. Franzoni é aluno da primeira turma de Medicina da Feevale, e mesmo faltando pouco para a graduação – o grupo se forma na metade do ano - relata que o desejo de participar de alguma atividade acadêmica no exterior o acompanha há muito tempo. “A maior dificuldade é encontrar os canais onde as oportunidades estão, por isso, a participação da Feevale na intermediação foi crucial”, considera.
O acadêmico tem 38 anos e faz estágio eletivo na Associação Hospitalar Vila Nova, em Porto Alegre, mas acredita que a experiência nos Estados Unidos será um diferencial na carreira, já que irá conviver com outra cultura e organização de trabalho. “Tenho interesse em saber como é a relação entre colegas, entre médico e paciente e entre as equipes de cuidado. Certamente terá contrastes com a realidade que vivemos aqui. Além disso, acredito que podem surgir oportunidades futuras para mais aperfeiçoamento profissional”, declara. O retorno do estudante ao Brasil está previsto para 31 de maio.
Mais acadêmicos tiveram a experiência
Em janeiro deste ano, outras quatro acadêmicas de Medicina participaram do programa English for Health Care + Observership, no Canadá. Ana Claúdia Dalazen, Angela Zangali Toigo, Yasmin da Silva Rodrigues e Valeska Biazus participaram de aulas teóricas de inglês especializado para medicina, visitas técnicas a instituições e atividades de observação não clínica no SickKids Hospital, em Toronto.