No último semestre, estudantes produziram e doaram diversos pneus-balanço ao Projeto Criança Cidadã
Nesta terça-feira, 11 de dezembro, 22 acadêmicos das disciplinas de Projeto de Fábrica (Engenharia de Produção) e Gestão da Produção Aplicada (Gestão da Produção Industrial) da Universidade Feevale realizarão a entrega de 60 itens ao Orfanato Fundação Casa Aberta (Avenida Henrique Bier, 4050, São Leopoldo). A doação, que se inicia às 15h, contará, além dos estudantes, com a presença dos professores orientadores Ariel Possebon e Gustavo Hoff. Divididos em cinco grupos, os acadêmicos produziram ao longo do semestre, nas dependências da Oficina Tecnológica da Instituição, junto ao Câmpus II, os seguintes itens:
- 12 mesas infantis de leitura e pintura
- 12 cabideiros
- 12 armarinhos
- 12 hockeys magnéticos
- 12 prateleiras
Disciplinas trabalham a responsabilidade social e ambiental
As disciplinas existem desde o primeiro semestre de 2014 e têm o propósito de aproximar os alunos do mercado de trabalho, aplicando práticas e conceitos que são adquiridos ao longo do curso de graduação, utilizando como base a PBL (Problem-based learning). Para isso, os estudantes escolhem, no início do semestre, uma instituição que será beneficiada e, na sequência, se organizam em grupos que têm o desafio de idealizar, projetar, prototipar, fabricar e entregar os produtos. Ao longo desse processo, são desenvolvidos diversos conjuntos de atividades que exigem os conhecimentos prévios adquiridos. “Também se estimula a responsabilidade social, por meio da escolha de uma entidade sem fins lucrativos, que será beneficiada com os produtos desenvolvidos pelos acadêmicos. Além disso, existe, ainda, a responsabilidade ambiental que se dá por meio do desafio de usar resíduos de madeira para a concepção dos produtos. Dentro desse contexto, pode-se destacar a importância para os alunos no que diz respeito ao trabalho em equipe, planejamento do tempo e das atividades”, destacou Possebon.
Sobre a Fundação Casa Aberta
A Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente de São Leopoldo foi fundada em 13 de agosto de 1996 e é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que depende do repasse de entidades governamentais. Além disso, a entidade conta com o apoio de promoções e doações da comunidade, tendo como público-alvo o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, decorrentes de abandono, negligência, maus-tratos e abuso sexual. Mais informações podem ser obtidas no site www.fundacaocasaaberta.blogspot.com.