Agenda em Brasília coloca em pauta o papel das universidades comunitárias | Universidade Feevale

Agenda em Brasília coloca em pauta o papel das universidades comunitárias

04/10/2023 - Atualizado 15h36min

BrasiliaCrédito: Jaira Puppim/Comung

Reitores de universidades comunitárias gaúchas se reuniram nesta terça-feira, 3, com dois ministros: Camilo Santana, da Educação, e Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação. As atividades integraram a Semana das Instituições Comunitárias de Ensino Superior, que segue até esta quarta-feira, 4, em Brasília, com a presença de dez reitores de universidades que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), além de representantes das Universidades Comunitárias de Santa Catarina (Acafe) e da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc).

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é vice-presidente do Comung, destaca a importância do encontro com o ministro Camilo Santana e sua equipe, tanto para enfatizar o papel das universidades comunitárias como para abordar questões que vêm sendo tratadas no âmbito educacional. “Estamos trabalhando ativamente para que o Ministério da Educação possa atender às expectativas dos alunos, das universidades e do país, fazendo cumprir requisitos que priorizem a qualidade da formação no ensino superior”, afirma.

Camilo

Entre os assuntos abordados, estavam o Fies, o Prouni, a política de formação de professores no país e o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior, além da necessidade de uma regulamentação mais ativa em relação ao ensino a distância e à revisão do seu marco regulatório. “Nossas portas estão abertas para receber e ouvir as demandas da comunidade acadêmica e científica do nosso país, pelo bem da Educação e do Brasil”, enfatizou o ministro.

Prodanov também enaltece a produtividade da reunião com a ministra Luciana Santos e equipe, onde foi debatida a contribuição das instituições comunitárias para a ciência e a educação brasileira. Os reitores agradeceram, na oportunidade, pelos recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recomposição das bolsas de estudos, o que permitiu avanços na pós-graduação, além da recente efetivação de recursos direcionados aos ambientes de inovação do país.

“Esse é um movimento importante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que consiste em vincular as instituições comunitárias à ciência e à produção do conhecimento, beneficiando a sociedade”, diz Prodanov. Esse incentivo possibilitou que 19 propostas de parques tecnológicos fossem aprovadas no Brasil, entre as quais um projeto inédito no Estado, o Hub Onehealth, centro de saúde única da Universidade Feevale. “Esse é um grande avanço e incentivo para o desenvolvimento da nossa região”, ressalta.

Luciana

Durante o encontro, a ministra citou pontos fundamentais do governo federal para superar os desafios nacionais, como a transição energética, o combate à fome, as mudanças climáticas e a reindustrialização. “Em um país com tantas desigualdades, não se pode abrir mão do peso que vocês têm na formação dos brasileiros”, frisou Luciana, pedindo aos reitores o apoio para ajudar a enfrentar esses desafios. “Vocês têm aqui uma ministra que respeita, admira e acredita nas universidades comunitárias”, pontuou.

Ao final da tarde de terça-feira, a comitiva esteve na Câmara dos Deputados, para o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias. Na manhã desta quarta-feira, 4, os reitores participaram de um encontro com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, quando foi apresentado o modelo comunitário e seus indicadores. À tarde, o grupo se reuniu com a Comissão de Educação do Senado e participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que teve como tema o futuro das instituições comunitárias de ensino superior.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.