Mostra é composta por trabalhos de professora, alunos e graduados pela Universidade Feevale
Crédito: Divulgação/Secult
A Pinacoteca do Espaço Cultural Albano Hartz recebe a exposição Imaginário Fantástico, em uma iniciativa da Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo (Secult). Com abertura em 28 de janeiro, próxima terça-feira, a mostra traz diversos olhares sobre a fantasia, o fantástico e o insólito dentro da arte contemporânea e da ilustração. Composta por trabalhos de 11 artistas emergentes – uma professora, alunos e graduados da Universidade Feevale –, a seleção permeia o imaginário, a literatura fantástica, a ficção, a infância e a memória criada.
A narrativa não linear contemporânea cria formas de contar e recontar histórias ao adotar a imaginação, deixando de lado a mera representação do real. A fantasia, como gênero, é caracterizada pela criação de uma atmosfera fictícia sem ligação com a realidade, cabendo ao autor compor seu próprio mundo, sem necessidade de uma explicação científica. É quando o imaginário construído ao longo da humanidade em fábulas, epopeias, lendas e mitos, pode se manifestar sem ressalvas ou bloqueios. A infância é fortemente ligada ao imaginário, sendo nesse período em que o fantástico faz tão parte da vida que quase o chamamos de natural.
Ao todo, 11 artistas expõem seus trabalhos na exposição Imaginário Fantástico (confira no serviço abaixo). Ao desenvolverem histórias e cenários, os artistas trazem à tona uma carga imagética e inventiva.
SERVIÇO:
- Exposição Imaginário Fantástico
- Local: Espaço Cultural Albano Hartz (Passeio Calçadão Oswaldo Cruz, 112 – Centro, Novo Hamburgo)
- Data: de 28 de janeiro a 28 de fevereiro
- Horários: nas segundas-feiras das 12h às 18; de terças a quintas-feiras das 9h às 18h; e nas sextas-feiras das 8h às 14h
- Visitação: gratuita, com faixa etária livre
- Artistas expositores: Adriana Tesche, Alexandra Eckert (professora da Feevale), Anna Rosa, Carol Stand, Cristiane Lawall, Felipe Gonçalves Lima, Gabe Bulbo, Gris Vieira, Lorena Toniolo, Martina Berger e Marcos Davi Andres
- Informações: (51) 3581-2652