Iniciativa surgiu a partir de um estudo durante as aulas on-line
As aulas on-line da Escola de Aplicação Feevale têm instigado as crianças a desenvolverem novos hábitos durante o isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus. A partir de um estudo sobre o poema Brincadeiras, de Ricardo Azevedo, a aluna Olívia Scarpato Maia, juntamente com seus familiares, desenvolveu um jogo de tabuleiro sobre o novo coronavírus.
A professora da 3ª etapa do 1º ciclo do Ensino Fundamental, Jéssica Ramos Mota, explica que a iniciativa partiu da estudante e de sua família e que a Escola abriu o espaço para que ela pudesse compartilhar com os colegas, durante a aula on-line.
Fizemos pequenos grupos e a Olívia montou, com auxílio da família, um espaço em casa com os itens do jogo e o tabuleiro colado na parede. Pedimos para que cada colega tivesse um dado em mãos no momento da atividade e iniciamos a aula com a Olívia fazendo a leitura e explicação das regras”, finaliza a docente.
Como funciona o jogo:
1. Cada casa do tabuleiro contém um item: álcool em gel, máscara, luva ou remédio
2. No jogo há, também, campos chamados sorte ou azar e coronavírus
- No primeiro caso, se o jogador parar nessa casa, tira uma carta do baralho e realiza o que ali está escrito
- Se o jogador cair no outro campo, fica três rodadas sem jogar (caso a pessoa tenha já ganhado o item remédio, fica apenas uma rodada parado)
3. Ganha o jogo quem primeiro arrecadar, ao longo da brincadeira, os quatro itens