Leandro Minozzo, professor do curso de Medicina da Feevale, é um dos convidados
O médico geriatra Leandro Minozzo, professor do curso de Medicina da Universidade Feevale, participa nesta sexta-feira, 6, às 15h, de uma live com o senador Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. O objetivo é debater o Alzheimer no Brasil e o projeto de lei 4364/20, que cria a política nacional de enfrentamento à doença e outras demências.
A live será transmitida ao vivo pelo canal youtube.com/senadorpaulopaim. Também participarão os médicos Rodrigo Rizek Schultz, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), e Carla Núbia Borges, integrante da diretoria da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica (ABNPG) e diretora científica da ABRAz.
As políticas públicas para o enfrentamento da doença estão sendo discutidas, em âmbito municipal, estadual e nacional a partir de uma iniciativa de Leandro Minozzo. Ao atender pacientes com Alzheimer e suas famílias, ele percebeu, ao longo dos anos, a falta de uma articulação pública para dar conta de tantos problemas.
Minozzo afirma que há uma dificuldade muito grande de se fazer o diagnóstico de demência e de Alzheimer no Brasil. “Ter políticas públicas para o enfrentamento à doença me deixa muito feliz e esperançoso de que as pessoas consigam, nos próximos anos, ter um tratamento mais digno”, destaca, acrescentando que a estimativa é que o país tenha 700 mil pessoas com demência, que sequer tiveram diagnóstico da doença.