Crédito: André Feltes
Prato Principal, com apoio da Universidade Feevale, aconteceu nesta quinta-feira, 28
A retomada do setor de turismo já está acontecendo. A boa notícia foi dada por Alexandre Gehlen, diretor geral da rede Intercity Hotels, durante o Prato Principal Híbrido realizado nesta quinta-feira, 28, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), apoio máster de Universidade Feevale.
Conforme Gehlen, a retomada do crescimento do setor hoteleiro, responsável por 8% do PIB brasileiro, se dará em “ondas”, como ele denomina os movimentos que aumentarão gradativamente a ocupação de hotéis em todo o país. A primeira, que já se iniciou, compreende o aumento do número de pessoas que visitam destinos turísticos como Gramado(RS) e Florianópolis(SC). “É o chamado roteiro de alto luxo. São os dez milhões de brasileiros que não puderam viajar ao exterior, em função da pandemia, e estão indo a estas e outras cidades brasileiras desde o final do ano passado”, afirma.
A segunda “onda” relaciona-se ao segmento corporativo e de negócios, cujo fluxo de pessoas aumentará mais lentamente. A estimativa de entidades do setor hoteleiro é que, nos próximos meses, as viagens a trabalho possam chegar a 30% do que eram em outros anos, com exceção de 2020. Já a terceira “onda”, no setor de eventos e convenções, deve demorar mais para ocorrer, mas tem grande potencial por envolver um grande número de pessoas que se deslocam para participar de atividades pessoais e profissionais.