Apresentado mapeamento inédito que aponta desafios e oportunidades para a cadeia de fornecedores em saúde no Vale do Sinos | Universidade Feevale

Apresentado mapeamento inédito que aponta desafios e oportunidades para a cadeia de fornecedores em saúde no Vale do Sinos

27/04/2023 - Atualizado 13h22min

Estudo desenvolvido pelo Sebrae RS e pela Universidade Feevale deve facilitar a conexão entre micro e pequenas empresas e as grandes instituições de saúde da região

Diagnóstico saúde

As principais necessidades e as grandes oportunidades de negócios para a cadeia de fornecedores em saúde da região do Vale do Sinos agora constam em mapeamento, apresentado nesta quarta-feira, 26, em evento no Espaço Sebrae RS de Negócios Novo Hamburgo. O Diagnóstico Setorial da Saúde no Vale do Sinos, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) e pela Universidade Feevale, é um estudo inédito que tem como objetivo conectar diferentes iniciativas em saúde, criando mais oportunidades para que as micro e pequenas empresas forneçam suas soluções às instituições de saúde que são referência nos diferentes municípios em que atuam.

Iniciado em agosto de 2022, o diagnóstico foi realizado em duas etapas. Em um primeiro momento, foram ouvidos os principais hospitais públicos e privados de 12 municípios do Vale do Sinos para que, em seguida, fossem cruzadas informações junto a um universo de cerca de 900 micro e pequenas empresas que atuam na cadeia de fornecedores do setor. O evento desta quarta-feira consistiu em uma apresentação dos principais resultados obtidos nessas duas etapas.

O gerente regional do Sebrae RS, Marco Aurélio Copetti, lembra que a atuação da entidade junto à cadeia produtiva da saúde na região é recente e, portanto, necessita de um olhar atento prévio ao desenvolvimento de iniciativas. “Temos uma premissa muito importante de, sempre que começamos a trabalhar com uma cadeia, entendermos melhor quais são as oportunidades com que podemos contribuir. A partir disso, contatamos a Feevale para nos ajudar a pesquisar como esse movimento todo acontece na nossa região e dali tirar conclusões importantes para que possamos seguir acompanhando, fortalecendo ou até nos colocando à disposição do ecossistema como um todo”, pontuou Copetti.

A diretora de Inovação da Universidade, Daiana de Leonço Monzon, considera uma satisfação que a Instituição tenha sido escolhida pelo Sebrae RS para execução do diagnóstico, uma vez que a Feevale conta com expertise nas áreas de saúde, gestão em saúde e empreendedorismo em saúde. “Os dados levantados durante esse mapeamento serão extremamente importantes para os produtos e processos que virão a seguir, através do Sebrae”, afirmou.

Também participaram da apresentação a professora e coordenadora técnica do projeto, Carla Adam; os professores e membros da equipe técnica do mapeamento, Juan Almada e Marcelo Curth; e a coordenadora de projetos de saúde do Sebrae RS, Ana Paula Rezende. Ainda estiveram no evento a secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, e fornecedores de saúde e representantes dos hospitais que contribuíram para a realização do diagnóstico.

Os resultados

Entre os principais desafios apontados pelo diagnóstico estão questões como dificuldade em processos de compra e logística, gerenciamento de suprimentos de curto prazo, contratação de médicos especialistas e enfermeiros e falta de tecnologia e estratégias de digitalização dos negócios. Soluções em processos de gestão, sistema de rastreabilidade, aproximação com players do ecossistema de inovação – incluindo startups – e investimento em tecnologia e plataforma digitais de venda são as oportunidades mais citadas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.