Artigo sobre a evolução genômica da Covid-19 é publicado em renomada revista científica | Universidade Feevale

Artigo sobre a evolução genômica da Covid-19 é publicado em renomada revista científica

14/09/2022 - Atualizado 15h14min

Professor da Feevale é um dos autores do trabalho, que analisou mais 17 mil amostras do vírus SARS-CoV-2 no Brasil e no Paraguai

foto

O professor Vlademir Cantarelli, do curso de Biomedicina da Universidade Feevale, é um dos autores de uma pesquisa publicada em uma das mais importantes revistas científicas do mundo, a Nature Microbiology. O artigo é o resultado de um estudo genômico do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, no qual um grupo multidisciplinar de pesquisadores reuniu e analisou mais de 17 mil amostras do vírus, provenientes de todo o Brasil e de parte do Paraguai, para entender e determinar a dinâmica da transmissão do vírus em 2020 e 2021.

O artigo aponta que, de março a novembro de 2020, houve a circulação de diferentes linhagens virais, importadas especialmente da Europa. Ainda durante aquele ano, o Brasil deixou de ser um importador para ser um exportador viral, registrando quase 10 vezes mais eventos de exportação do que de importação. Os efeitos da transmissão no Brasil também foram sentidos no território paraguaio, com a circulação das variantes brasileiras no país vizinho.

A partir de janeiro do ano seguinte, foi identificada, novamente, uma grande transmissão local, causada pelo surgimento e pela forte disseminação das variantes Gama e Zeta. O estudo afirma que a cocirculação das duas variantes, a lenta implementação da vacina e as características demográficas do país formaram um ambiente propício para a evolução do vírus e o surgimento de novas variantes.

Para Cantarelli, que participou da etapa de sequenciamento das cepas do vírus no Rio Grande do Sul, através do fornecimento de dados do Estado para a pesquisa, o trabalho ajudou a demonstrar as movimentações das variantes do vírus no país.

A união desse tipo de esforço é essencial para enfrentar possíveis novas pandemias e criar barreiras mais efetivas para a sua contenção”, destaca.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.