Solenidade, alusiva aos 25 anos da entidade, reuniu deputados e reitores de universidades comunitárias gaúchas
Homenagem reuniu deputados e reitores de universidades que integram o Comung. Crédito: Viviane Born/Comung
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul realizou, na manhã desta segunda-feira, 13, um ato em homenagem aos 25 anos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Participaram da solenidade o presidente do Legislativo estadual, Gabriel Souza, e os deputados Beto Fantinel, vice-presidente da Comissão de Educação, e Edegar Pretto.
Durante a cerimônia, foi entregue uma placa ao presidente do Comung, Evaldo Antonio Kuiava (UCS). Também estiveram presentes os demais integrantes da diretoria da entidade: reitores Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp), 1ª vice-presidente; Cleber Prodanov (Universidade Feevale), 2º vice-presidente; Bernadete Maria Dalmolin (UPF), secretária; e Cátia Maria Nehring (Unijuí), tesoureira. Ainda participaram representantes da Unilasalle, Univates, URI, Unisc e UCPel.
Proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, a solenidade celebrou a atuação do Comung em defesa do ensino e das universidades comunitárias, assim como o papel dessas instituições na formação de profissionais gaúchos e na produção científica e tecnológica do Estado. “O Rio Grande do Sul tem algumas das melhores universidades do país, as quais valorizamos e reconhecemos a sua importância”, afirmou.
O presidente do Comung, Evaldo Kuiava, agradeceu a homenagem e lembrou que as universidades são patrimônio público com forte vínculo com a comunidade. “Somos uma rede de educação que abrange quase todos os municípios gaúchos, sem fins lucrativos, que capacita milhares de pessoas”, destacou. Já o vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Beto Fantinel, citou os serviços imprescindíveis realizados nas instituições e suas contribuições para o desenvolvimento do Estado.
Sobre o Comung
O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram cerca de 155 mil estudantes, 896 cursos de graduação, 693 programas de pós-graduação e mais de 1.300 programas comunitários.
As universidades que integram o Comung possuem cerca de 32 mil postos de trabalhos diretos e indiretos e quase quatro mil projetos de pesquisa. No total, são 42 campus, oito parques científicos e tecnológicos, 11 centros de inovação, 13 incubadoras tecnológicas. Em seus espaços estão 610 empresas incubadas e são responsáveis por 322 marcas e 271 patentes registradas.