Evento é a primeira etapa da discussão do Orçamento Estadual de 2018. Atividade acontece no Câmpus II da Universidade Feevale
As Assembleias Públicas Regionais da Consulta Popular 2017/2018 estão acontecendo em todas as regiões do Estado, e no Vale do Sinos não é diferente. Nesta primeira etapa do processo da Consulta Popular, o Conselho Regional de Desenvolvimento - Corede - Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e o Governo do Estado do RS, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), realizará a Assembleia Pública Regional. O evento acontece nesta terça-feira, 27 de junho, às 13h30min, no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Universidade Feevale.
A comunidade está convidada a participar da assembleia, que tem como objetivos: apresentar as Diretrizes da Consulta Popular 2017 - Orçamento Estadual 2018; definir as Áreas Temáticas da Consulta Popular; divulgar a Carteira de Projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Consinos; definir o Calendário das Assembleias Públicas Municipais/Microrregionais e da Assembleia Regional Ampliada; compor a Comissão Regional da Consulta Popular 2017/2018; entre outros assuntos.
Sobre as Assembleias Públicas Regionais da Consulta Popular
Nessa etapa, o Governo apresenta a situação financeira e orçamentária do Estado, os Coredes mostram seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, é apresentado o Regimento Interno do processo e explanada a nova metodologia de repartição dos recursos para a Consulta Popular. Essa nova metodologia tem como foco o Desenvolvimento Regional, principalmente o combate às desigualdades regionais. A votação da Consulta Popular, neste ano, ocorrerá nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, quando a população elegerá os principais programas de sua região. Mais informações podem ser conferidas no site: www.consultapopular.rs.gov.br.
Sobre o Consinos
O Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, é composto por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Presidido pelo professor da Universidade Feevale, Gabriel Grabowski, trata-se de um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visem ao desenvolvimento regional.