Às terças e quartas-feiras à tarde, estudantes de Farmácia da Feevale atendem ao público e realizam consultas farmacêuticas sobre uso correto do glicosímetro
A Farmácia Comunitária de Novo Hamburgo, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, conta com auxílio de estudantes da Universidade Feevale para prestar atendimentos à comunidade. Por meio da disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Farmácia, os acadêmicos se aproximam da prática profissional e, também, das demandas da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Às terças e quartas-feiras à tarde, a turma atende ao público, fornecendo orientações gerais sobre o uso racional de medicamentos, e realiza consultas farmacêuticas agendadas com pacientes usuários de glicosímetro - dispositivo que mede os níveis de glicose no sangue.
A professora Bárbara Spaniol, supervisora do estágio, explica que o papel dos estudantes é organizar a medicação dos pacientes de acordo com o horário de administração e informar sobre a doença e sobre o armazenamento e descarte de medicamentos. Nas consultas, os acadêmicos abordam o uso correto do glicosímetro e a importância do registro dos níveis de glicose no sangue. “O estágio neste campo de prática é importante, pois o aluno vivencia a rotina de uma farmácia pública. Muitos acadêmicos possuem experiência em farmácias comerciais e os conhecimentos aliados são essenciais para a formação profissional do farmacêutico”, destaca.
Cuidado integral e conhecimento para o futuro
Uma das estudantes que integra a disciplina de estágio é Ana Júlia da Costa, de 24 anos. Ela conta que já trabalhou no SUS, na Farmácia Municipal de Campo Bom, e que acredita ser muito importante o contato com o paciente. “Às vezes, a pessoa tem algum problema de saúde e não pode fazer uso daquele medicamento ou é prescrita uma dosagem errada, que o paciente não pode tomar, e a gente avisa. É muito importante esse lado humano, ter esse contato direto com o paciente”, avalia. Ao contrário da colega, é em uma farmácia comercial que a estudante Laura Vitória Vogel, de 20 anos, possui experiência. “É muito diferente. Aqui eu tenho outra visão do dia a dia, o que é muito importante para eu conhecer todas as áreas e decidir o que vou fazer no futuro”, avalia.
Este estágio, de acordo com a coordenadora do curso de Farmácia da Feevale, Simone Verza, possibilita ao aluno experenciar a importância do cuidado farmacêutico na atenção básica de saúde. “Muito mais do que a logística de aquisição e distribuição de medicamentos, a Assistência Farmacêutica visa assegurar o acesso à população aos medicamentos a partir da promoção do uso correto destes, garantindo a integralidade do cuidado”, pontua.
Sobre a Farmácia Comunitária
Localizada na Rua Domingos de Almeida, 20, bairro Centro, a Farmácia Comunitária de Novo Hamburgo fornece medicamentos, gratuitamente, à população atendida pelo Sistema Único de Saúde. Para retirar a medicação é necessário apresentar cartão do SUS, documento oficial com foto e receituário fornecido pelo SUS. O horário de atendimento é nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 16h30min, e nas quartas-feiras, das 8h às 15h30min.