Atletas da Feevale mantêm preparação durante isolamento social | Universidade Feevale

Atletas da Feevale mantêm preparação durante isolamento social

03/06/2020 - Atualizado 16h56min

Pílulas

A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos em diversos setores. No esporte, onde desde março todas as competições esportivas estão paralisadas ou foram suspensas em virtude da Covid-19, a situação não é diferente. No contexto universitário, os atletas já disputavam ou se preparavam para representar a Universidade Feevale em competições no âmbito regional, estadual e nacional. Todas as modalidades do Programa Esporte Universitário da Instituição foram afetadas, mas, apesar do período sem competir, os atletas ganharam mais tempo para se preparar para os desafios que surgirem quando os campeonatos puderem ser retomados.

Atualmente, o programa esportivo da Feevale é composto por seis diferentes modalidades esportivas: as coletivas, que são voleibol, handebol e futsal (organizadas pela UJR), de ambos os sexos; e as individuais, incluindo natação, atletismo e judô. Segundo o coordenador, Marcelo Curth, a Instituição possui aproximadamente 100 atletas, que recebem bolsa de estudo para representar a Universidade em competições dessas modalidades. “Começamos os treinamentos em fevereiro e estávamos começando a competir quando o coronavírus se alastrou e paralisou a nossa preparação”, ressalta.

Como forma de aproveitar o período sem disputas, todos os atletas foram orientados a manterem a forma e a realizarem trabalhos físicos dentro das suas capacidades.

Prescrevi algumas atividades para que eles aproveitem este tempo para se condicionarem. Cada atleta vive em contextos diferentes, alguns em casa e outros em apartamentos, por isso indicamos mais trabalhos que eles possam fazer em espaços reduzidos, como as atividades funcionais”, destaca o treinador das equipes masculina e feminina de vôlei, Fernando César Batista. “Dessa maneira, ganharemos tempo para que, quando os treinamentos voltarem, possamos priorizar e potencializar os trabalhos, já que no voleibol é muito difícil de se trabalhar os aspectos fundamentais de cada posição de maneira individualizada”, complementa.

A nadadora hamburguense Jéssica Löser já estava competindo quando o coronavírus paralisou todas as competições esportivas. Ela havia disputado, em fevereiro, a primeira etapa do Circuito Gaúcho Máster de Natação, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Na ocasião, faturou o ouro nas provas de 50 metros livres e 50 metros costas. Para ela, o período é bem atípico, pois foi obrigada a trocar os treinos na piscina pelos trabalhos físicos.

É estranho não poder ir para a piscina, treinar e competir. Para me manter condicionada, eu estou fazendo exercícios funcionais, como abdominais, apoios e reforço muscular com elástico e peso”, revela.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.