Aula inaugural do curso de Jornalismo da Feevale discute grandes coberturas internacionais | Universidade Feevale

Aula inaugural do curso de Jornalismo da Feevale discute grandes coberturas internacionais

07/08/2020 - Atualizado 15h16min

Atividade terá a participação da jornalista Candice Carvalho, correspondente da GloboNews em Nova Iorque

candice

Em meio às transformações que o jornalismo tem enfrentando nas últimas décadas, 2020 trouxe coberturas ainda mais desafiadoras. A Covid-19 transformou a rotina de todos e mudou a forma de consumir e produzir notícias. Para falar desses novos desafios, o curso de Jornalismo da Universidade Feevale, em parceria com a Agência Experimental de Comunicação (Agecom), recebe, virtualmente, a jornalista Candice Carvalho para sua aula inaugural. O evento ocorre na próxima segunda-feira, 10, às 19h30min, por meio da ferramenta Blackboard.

A jornalista gaúcha trabalhou na RBS TV entre 2008 e 2013, ano em que passou a trabalhar no escritório da Rede Globo em Nova Iorque, onde é correspondente da GloboNews. Como repórter, cobriu as eleições presidenciais estadunidenses de 2016 e a passagem do Furacão Irma. Em 2018, foi até a Republica Democrática do Congo, onde entrevistou o ganhador do Nobel da Paz daquele ano, o médico Denis Mukwege e meninas-soldado, jovens recrutadas por grupos armados durante a Guerra Civil do país.

De volta aos Estados Unidos, Candice Carvalho tem ganhado destaque em coberturas históricas. Entre abril e maio deste ano, Nova Iorque tornou-se o epicentro da pandemia, com número de casos e mortes aumentando exponencialmente a cada dia. Com uma câmera na mão e seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela foi às ruas retratar uma cidade vazia.

Logo em seguida, realizou uma nova grande cobertura em solo norte-americano. A morte de George Floyd, cidadão negro asfixiado por um policial durante uma abordagem, deu início a uma onda de protestos. A repercussão desse trabalho veio, também, nas páginas da revista Marie Claire. Candice foi umas das jornalistas destacadas na reportagem “No front da notícia”, com mulheres jornalistas, publicada no último mês.

Para o coordenador dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, professor Marcos Santuario, é muito importante retomar o semestre com a possibilidade de reunir os acadêmicos ao redor de uma temática tão relevante e atual do jornalismo global. “Assim, podemos observar o trabalho de um profissional nesse momento tão histórico”, afirma. A aula é voltada para os estudantes do curso de Jornalismo, mas poderá ser acompanhada por interessados da comunidade, desde que solicitem o link de acesso pelo e-mail agecom@feevale.br.

Os temas em discussão são importantes não só para quem se interessa por Jornalismo. São acontecimentos históricos que marcam o momento que as nossas sociedades atravessam”, destaca o coordenador da Agecom, professor Alisson Coelho.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.