Biblioteca do Câmpus II da Feevale conta com obra da artista visual Magna Sperb | Universidade Feevale

Biblioteca do Câmpus II da Feevale conta com obra da artista visual Magna Sperb

01/10/2020 - Atualizado 13h04min

Magna e Rafael

Escultura “Cerca Feevale” foi feita especialmente para a Instituição em que a artista realizou sua formação acadêmica

O Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, conta mais uma obra de arte em seus espaços. Trata-se de uma escultura da artista visual Magna Sperb (na foto ao lado com o artista visual Rafael Terra), que possui graduação em Artes Plásticas e duas especializações – em Poéticas Visuais e Processos Híbridos – pela Feevale. Localizada no térreo da Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, próximo à escadaria, a escultura de aço carbono oxidado Cerca Feevale recepciona quem entra no espaço. Uma parede foi construída para abrigar a obra, bem como feito um trabalho de luminotécnica para valorizar suas linhas vazadas.

O reitor Cleber Prodanov explica que trazer uma obra de arte para a Biblioteca integra uma iniciativa dessa gestão, que é a de renovar os ambientes dos câmpus com as expressões artísticas dos ex-alunos da Feevale.

Iniciamos esse movimento, por exemplo, com o grafite de Rafael Jung – o Minhoca – no Hub One, no Câmpus II, e, agora, trazemos uma obra de Magna para a Biblioteca. Assim, conseguimos transformar os câmpus em locais com muita arte e valorizar os trabalhos dos nossos egressos”, afirma o reitor.

A ideia de contar com uma obra da egressa surgiu a partir de uma atividade no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em Porto Alegre. Na ocasião, ainda em 2019, era realizada a exposição individual Pele e Sombra, um conjunto de esculturas de Magna. Os acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, liderados pela professora Claudia Schemes e pelo reitor, Cleber Prodanov, que integra o corpo docente do programa, fizeram uma visita guiada pela própria artista.

Magna explica que, com inspiração em tramas, a escultura Cerca Feevale, integrante da série Entrelaçados, é feita com cortes a laser, e permaneceu durante um mês exposta ao tempo para adquirir seu tom alaranjado. “Formada mais de vazios do que cheios, mesmo estática sugere movimento. Seu desenho mistura agressividade e leveza na mesma composição”, diz a artista visual. Para ela, está sendo uma grande emoção e uma honra mostrar uma obra sua na Instituição em que realizou toda a sua trajetória acadêmica.

Sem dúvida, fixar minha arte, aqui, tem um gostinho todo especial: é como voltar em definitivo para casa. Espero que minha arte seja uma inspiração para os criativos e uma agradável surpresa para os alunos quando retornarem às aulas”, finaliza Magna.

SERVIÇO

  • Artista: Magna Sperb
  • Obra: Cerca Feevale 2020, da série Entrelaçados
  • Material: aço carbono oxidado, nas dimensões: 4,80cmx2mx0,20m
  • Ano: 2020
  • Local: térreo Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, localizada no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo
  • Montagem: Magna Sperb, artista visual Rafael Terra e arquiteta Ramona Adam Silveira (Feevale) e equipe

Sobre a artista

Magna Sperb nasceu, vive e trabalha em Novo Hamburgo/RS. Possui especialização em Poéticas Visuais e Processos Híbridos e em Artes Visuais, bem como licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Feevale. Desenvolve sua pesquisa em desenho, pintura, fotografia e escultura. É uma das idealizadoras do Mesa de Arte na Praça, um projeto de ocupação artística contemporânea para formação de público. Desde 2007, participa de exposições coletivas no Brasil e no exterior. Entre as individuais, destacam-se: Recortes (IAB/RS – Porto Alegre, 2014), Metamorfose (MACRS – Porto Alegre, 2011) e _(Des)Encontros (Usina do Gasômetro – Porto Alegre, 2009). Suas obras fazem parte dos acervos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) e do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RS (IAB/RS). Saiba mais no site www.magnasperb.com.br.

Cerca Feevale