Concurso Brasileiro de Projetos Científicos e Tecnológicos é uma organização da Sociedade Latino Americana de Ciência e Tecnologia (Solacyt)
O Concurso Brasileiro de Projetos Científicos e Tecnológicos, Infomatrix Brasil, que ocorreu neste mês, em Araranguá, Santa Catarina, premiou o estudante Matheus Daniel Faleiro, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-EM-CNPq). Ele conquistou o primeiro lugar com o trabalho Avaliação in vitro da citotoxicidade de um líquido iônico e sua atividade antiviral frente ao zika vírus, que teve a coordenação da docente do curso de Farmácia da Feevale, Ana Luiza Ziulkoski.
Matheus, estudante de Química da Fundação Liberato, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) junto com a colega Giovanna Kaminski, no âmbito do Programa de Iniciação Cientifica Júnior da Universidade Feevale (PICF-JR) e do projeto Avaliação in vitro da toxicidade e do potencial antiviral de agentes imidazólicos, também coordenado por Ana Luiza. O aluno recebeu indicação para publicação na revista internacional Orama-Solacyt; credenciamento para Feria de La Ciencia de Sevilla, Espanha, em 2020; e bolsa de estudos parcial para curso de idioma na Hancock Intenational College, Califórnia.
A orientadora do trabalho premiado, Ana Luiza, afirma a importância de investir em pesquisa como instrumento de aprendizagem e inovação.
É muito gratificante acompanhar a rápida evolução deles no laboratório, na análise crítica e elaboração textual, evidenciando a contribuição tanto deles para o projeto como dessa experiência de vivenciar a ciência em nível universitário para a formação profissional e acadêmica”, relata.