Iniciativa reuniu 90 professores de escolas municipais de Novo Hamburgo no Câmpus II da Universidade Feevale
Racismo e interculturalidade: diálogos possíveis no território escolar foi o tema da formação docente realizada na quinta-feira, 20, no auditório do prédio Azul, localizado no Câmpus II da Universidade Feevale.
A atividade realizada por meio da curricularização da extensão foi desenvolvida com a integração do projeto social Cidade Viva, grupo de pesquisa Criança na Mídia e a disciplina Prática Social em Diversidade Cultural e Relações Étnico-Raciais dos cursos da área da Comunicação.
Cerca de 90 professores das escolas municipais de Educação Básica Marcos Moog e Adolfina Diefenthäler participaram do encontro com a pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Caroline de Castro Pires, abordando os temas do racismo e interseccionalidade.
Na ocasião, a professora Saraí Schmidt apresentou a campanha #Cadê a Minha Rua?, que foi desenvolvida na disciplina Comunicação Cidadã na integração com a extensão e que visa mobilizar as escolas para uma educação antirracismo em Novo Hamburgo.
A doutoranda do PPG em Processos e Manifestações Culturais e integrante do grupo Criança na Mídia, Fabiane Castilhos de Oliveira, compartilhou a experiência da escola Adolfina, que realiza um conjunto de atividades numa perspectiva de educação antirracista por meio da integração com o projeto Cidade Viva.
A tarde foi de conversa e aprendizado sobre a importância da Comunicação Antidiscriminatória no território escolar. As equipes do projeto Cidade Viva e do grupo Criança na Mídia participaram com a parceria dos acadêmicos da disciplina.