Montagem de Sergio Módena para a peça “A Falecida”, escrita em 1953, será apresentada no dia 21 de novembro, às 20h
Foto: Hugo Cecatto
O espetáculo A Falecida, clássico de Nelson Rodrigues que completou 70 anos em 2023, chega ao Teatro Feevale no dia 21 de novembro, às 21h. Em nova montagem dirigida e idealizada por Sergio Módena, a atriz Camila Morgado protagoniza a jornada de Zulmira para realizar o sonho de ter um enterro espetaculoso e mostrar à sociedade que sua família está “bem de vida”. O espetáculo ainda traz, no elenco, Thelmo Fernandes, Stella Freitas, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Thiago Marinho e Alan Ribeiro.
A peça abriu a Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (Fita) 2023, e teve cinco indicações, sendo premiada por Melhor Atriz Coadjuvante – Stela Freitas e Melhor Espetáculo – Juri Popular. "Eu e Camila somos apaixonados por esse texto e pelo legado de Nelson Rodrigues. E ela é uma atriz ‘rodrigueana’ por excelência, assim como o Thelmo Fernandes. Esta montagem marca a minha primeira direção de uma obra do Nelson. Estamos criando uma encenação atemporal para a peça, que, originalmente, foi escrita em 1953 e se passa no subúrbio do Rio de Janeiro. Mas Nelson vai além da crônica carioca. Ele radiografa a miséria da alma humana, presente nos mais diversos lugares e épocas”, diz Sergio Módena
Sobre a peça
A Falecida narra o plano da tuberculosa e frustrada Zulmira, que sonha em ter um enterro cheio de luxo e pompa. Dessa forma, ela causaria inveja em sua prima e vizinha Glorinha, com quem não fala mais e tem uma relação de competição. Um pouco antes de morrer, Zulmira pede que seu marido Tuninho, que está desempregado e gasta todo o dinheiro com apostas, procure o milionário Pimentel. Ela quer que o empresário pague para ela um enterro de 35 mil cruzeiros – o que beira o absurdo, uma vez que, na época, os funerais custavam menos de mil cruzeiros.
Logo depois da morte de Zulmira, ainda sem saber como ela conheceu Pimentel, Tuninho vai à mansão dele e descobre que o rico empresário e sua esposa eram amantes. O marido traído ameaça contar tudo para um jornal inimigo de Pimentel e consegue arrancar dele uma pequena fortuna. Tuninho, então, dá à Zulmira um enterro “de cachorro” e aposta todo o resto do dinheiro num jogo de futebol. Mesmo tendo sido escrita nos anos 1950, Módena afirma que A Falecida revela sua força e atualidade num país ainda regido pela falsa moralidade e hipocrisia.
Nos dias de hoje, o fanatismo religioso abordado por Nelson Rodrigues tornou-se ainda mais significativo em nosso país. A personagem Zulmira traiu o marido e, por esse motivo, ela é consumida pela culpa. Seu desejo por um velório luxuoso é sua maneira de se vingar de um mundo que não lhe oferece possibilidade de transformação”, aponta.
Sobre Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues foi jornalista, cronista, romancista e um dos maiores dramaturgos brasileiros. Sua primeira peça foi A Mulher sem Pecado, que lhe trouxe os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral. O sucesso veio com Vestido de Noiva, que propunha, em matéria de teatro, uma renovação nunca vista nos palcos brasileiros. Com seus três planos simultâneos (realidade, memória e alucinação), as inovações estéticas da peça iniciaram o processo de modernização do teatro brasileiro. A consagração se seguiria com vários outros sucessos, transformando-o no maior dramaturgo brasileiro do século vinte. Nelson morreu no Rio de Janeiro, no ano de 1980, deixando um legado literário reconhecido internacionalmente.
Ficha técnica
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Sérgio Módena
Elenco: Camila Morgado, Thelmo Fernandes, Stela Freitas, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Alan Ribeiro, Thiago Marinho
Direção musical: Marcelo H
Cenário: André Cortez
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Marcelo Olinto
Preparação corporal: Laura Samy
Desenho de som: Branco Ferreira
Camareira: Cycy Kalpakian
Coordenação de palco e operação de luz: Rodrigo Bispo e Aderson Bispo
Técnico de som: Jackson Silva
Programação visual e fotos: Victor Hugo Cecatto
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Assistentes de produção: Clara Rente e Erick Villas
Produção executiva: Ana Velloso e Vera Novello
Direção de produção: Lúdico Produções Artísticas
Produtores associados: Camila Morgado, Sergio Módena e Lúdico Produções
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 90 minutos
Serviço
- O que: espetáculo A Falecida com Camila Morgado
- Quando: 21 de novembro, quinta-feira, às 20h
- Onde: Teatro Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)
- Ingressos: na bilheteria do teatro (de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h - exceto feriados) ou pelo site teatrofeevale.com.br/programacao/afalecida