01/11/2018 - Atualizado 17h23min
Dicas para se preparar e controlar a ansiedade.
A prova de redação é um dos principais motivos de preocupação para muitos estudantes que vão realizar a prova do ENEM. Controlar a ansiedade é bem difícil e é muito normal senti-la. Mas, respire bem fundo e confira algumas dicas da professora Gabriela Fabian, do Centro de Idiomas da Universidade Feevale, com o objetivo de ajudar a amenizar essa ansiedade e o medo:
- Demonstre domínio da norma culta da língua escrita.
- Organize um breve brainstorming antes de começar seu texto, ou seja, coloque suas ideias no papel a partir do tema proposto pelo ENEM. Pense em algumas palavras-chave que são indispensáveis. Selecione, relacione, organize e interprete informações, fatos, opiniões, argumentos em defesa de um ponto de vista. Coloque tudo isso num rascunho e comece sua redação.
- Antes de passar para a folha oficial, releia o texto com atenção e faça as correções necessárias. Fique atento à pontuação, à grafia das palavras e ao uso dos conectivos, termos que servem para encadear as ideias e dar sentido ao texto. Quer ver?
Acompanhe os exemplos a seguir:
I - A ansiedade é um sentimento que muitos vestibulandos demonstram, principalmente, antes e durante a prova, ou seja, poucos buscam controlá-lo. No entanto, nesta matéria, nos preocupamos em apresentar algumas sugestões que podem ajudá-lo no dia da prova.
Você achou o texto confuso? E se tirássemos os termos em negrito? Quantas informações temos?
(1) A ansiedade é um sentimento que muitos vestibulandos demonstram, principalmente, antes e durante a prova. (2) Poucos buscam controlá-lo. (3) Nesta matéria, nos preocupamos em apresentar algumas sugestões que podem ajudar no dia da prova.
Confira a reescrita do texto, utilizando novos vocábulos que unem as três ideias:
II - A ansiedade é um sentimento que muitos vestibulandos demonstram, principalmente, antes e durante a prova, mas poucos buscam controlá-lo. Por isso, nesta matéria, nos preocupamos em apresentar algumas sugestões que podem ajudá-lo no dia da prova.
No primeiro exemplo, os conectivos destacados estão empregados de forma equivocada. Os termos sendo assim e no entanto expressam circunstância de explicação e adversidade/oposição respectivamente, o que faz com que as ideias fiquem confusas para o leitor. Já no segundo exemplo, são utilizados termos que demonstram adversidade/oposição e explicação, deixando o texto coeso e coerente.
- Lembre-se: um articulador mal empregado pode mudar todo o sentido da ideia no texto.
- Quando terminar o rascunho, faça uma releitura do que você escreveu e “converse” com o seu texto, pois ele deve ser compreendido por diferentes leitores. Se alguma ideia não estiver clara para você, o próprio autor, certamente outras pessoas terão dificuldade para compreendê-la.
BOA SORTE!