Comung busca apoio do Parlamento gaúcho para o financiamento do ensino superior comunitário | Universidade Feevale

Comung busca apoio do Parlamento gaúcho para o financiamento do ensino superior comunitário

07/04/2022 - Atualizado 16h20min

Reivindicações da entidade foram apresentadas ao presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, em encontro nesta quarta-feira, 6

foto

Reitores e representantes de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) se reuniram, nesta quarta-feira, 6, com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Valdeci Oliveira. No encontro, que ocorreu na sede do parlamento gaúcho, em Porto Alegre, a comitiva da entidade apresentou ao parlamentar o seu apoio político e auxílio de soluções que favoreçam o financiamento do ensino superior comunitário, com a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária, conforme especificado na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul.

Participaram da reunião com Oliveira os reitores Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Evaldo Kuiava (Universidade de Caxias - UCS), Sérgio Mariucci (Unisinos) e a Irmã Iraní Rupolo (Universidade Franciscana); Carmen Lúcia de Lima Helfer, presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc), mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Vitor Benites, pró-reitor da Universidade La Salle; Beto Cruz, chefe gabinete da Unisinos; e Viviane Born, assistente do Comung.
Durante o encontro, o grupo destacou a realidade equânime com as qual convivem e que o não recebimento do dispositivo da lei, nos últimos anos, trouxe impacto negativo no acesso de milhares de estudantes ao Ensino Superior. Também lembraram a qualidade das formações docentes ofertadas pelas 14 instituições que compõem o Comung e do prejuízo causado à educação com a contratação de institutos de fora do Estado para capacitar os professores.

As comunitárias são um patrimônio do RS. Somos entes públicos, porém não estatais. Os últimos períodos têm sido bastante duros e algumas correm um grande risco. Precisamos apoiar a formação de professores”, afirmou Prodanov. "Queremos trabalhar numa perspectiva de política de estado que beneficie a educação e o desenvolvimento das nossas regiões e, por consequência, o Estado”, destacou o reitor da Feevale e vice-presidente do Comung. “Estamos buscando um direito básico e fundamental para o desenvolvimento humano, social e econômico, a partir do diálogo”, complementou Evaldo Kuiava, reitor da UCS e presidente do Comung.

O presidente do Parlamento gaúcho demonstrou preocupação com o cenário atual da educação no Estado. Destacou que as leis existem e precisam ser cumpridas e, também, se prontificou a buscar soluções ao pedido do Comung junto às secretarias de Educação e da Ciência e Tecnologia. "Essa presidência tem a compreensão de que o RS não pode abrir mão do conhecimento e do trabalho desempenhado tanto pelas universidades comunitárias como pelas públicas. E esse é um dos compromissos dessa gestão. E o que estiver ao nosso alcance será feito", finalizou Valdeci.

Dos R$ 164 milhões previstos para investimentos na educação superior pública em 2020, cerca de R$ 69 milhões não chegaram a ser aplicados. De acordo com o Comung, com este valor seria possível fornecer a programas de formação superior a cerca de 8 mil alunos.

Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.