Atividade integra projeto que capacita professores para o ensino de ciências exatas
A Universidade Feevale realiza no próximo sábado, dia 9 de dezembro, o Desafio de Robótica, promovido pelo programa Ciências e Tecnologias na Educação Básica. A atividade irá reunir professores que receberam capacitação em robótica para a educação básica no ano de 2017, juntamente com seus alunos, para que, organizados em equipes, concluam um percurso com seus robôs. O desafio inicia às 9h na sala 201 do prédio Multicolor do Câmpus II (ERS 239, 2755, Novo Hamburgo).
O programa
O programa, coordenado pela professora Fernanda Vargas e Silva, desenvolve e aplica diferentes tecnologias no processo de ensino-aprendizagem junto a alunos e professores da educação básica, visando a melhoria do estudo das ciências exatas por meio de dois projetos. Com previsão de continuidade até 2020, já atua em parceria com as 2ª e 28ª coordenadorias de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (CRE), com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Novo Hamburgo, com o Núcleo de Tecnologia Educacional de Gravataí e com o Núcleo Tecnologico Educacional Municipal (NTM) de São Leopoldo. Também realiza as atividades do programa para as prefeituras de Portão, Cachoeirinha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Sapiranga. Os agendamentos das oficinas e mais informações podem ser obtidas pelos e-mails cienciasexatas@feevale.br e ensinandologica@feevale.br.
O projeto Ferramentas e Interações para o ensino das ciências exatas oferece três oficinas, que capacitam tanto professores, como alunos da educação básica. A Oficina de Robótica com Kit Lego NXT Mindstorms tem como objetivo o uso do kit Lego como ferramenta de ensino-aprendizagem para professores de Ensino Médio e Fundamental; a Capacitação docente em robótica educacional tem como objetivo utilizar o uso do kit de robótica baseado na plataforma Arduino, para flexibilizar a aplicação por parte dos usuários; e a Oficina de ciências e matemática propõe desenvolver, junto com os professores, formas de trabalhar conteúdos de ciências exatas, tornando a aprendizagem dinâmica e de fácil compreensão.
Já o projeto Ensinando lógica com a tecnologia da informação, oferece outras três oficinas, também direcionadas à capacitação de professores e de alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A oficina Raciocínio lógico e lógica de programação tem como objetivo proporcionar aos alunos atividades que envolvam desenvolvimento do raciocínio lógico a partir do uso de material concreto e problemas lógicos. Prática de lógica de programação se propõe a introduzir conceitos de lógica e de programação de computadores a partir do uso de ferramentas de programação para web. Por último, a oficina Lógica de programação de games desenvolve o raciocínio lógico e a lógica de programação a partir do uso de games e de uma rede social educativa.
“As oficinas podem ser realizadas com o deslocamento do nosso grupo de professores até as escolas ou na própria Universidade, sendo que em alguns casos pode ser feita consultoria a distância”, explica Fernanda.
Parceria
As oficinas contam com a parceria da empresa instalada na Unidade de Novo Hamburgo do Feevale Techpark, Criatecno, que desenvolve os kits de robótica educacional. “Desenvolvemos esse kit utilizado nas capacitações e que conta, também, com material didático (livro) que propõe diversas atividades práticas de robótica. Além disso, também ministramos as oficinas docentes de robótica educacional, que capacita os professores para realizarem atividades em sala de aula com a utilização desse material”, informa Oliver Barth Heinemann, representante da Criatecno.