Evento, que aconteceu nesta quinta-feira, 10, no Câmpus II da Universidade Feevale, contou com pessoas beneficiadas pelo projeto Qualidade de Vida para Pessoas com Deficiência
A Universidade Feevale realizou nesta quinta-feira, 10, a terceira edição do desfile Estilizando sua cadeira de rodas. A atividade contou com um grande público, na Rua Coberta do Câmpus II da Instituição. Participam do desfile pessoas beneficiadas pela iniciativa, as quais apresentaram as suas cadeiras, que foram personalizadas durante as oficinas de criatividade do projeto de mesmo nome e que ocorreram em setembro e início de outubro.
A iniciativa foi organizada pelo projeto social Qualidade de Vida para Pessoas com Deficiência, coordenado pela professora Jacinta Renner. Conforme a docente, a customização do material contou com a participação de voluntários como estudantes, colaboradores, pesquisadores e professores da Feevale. “A cadeira são as pernas para o usuário, é por ela que se locomove e se relaciona com a sociedade. O desfile é a celebração deste evento direcionado à diversidade humana, à inclusão social, à criatividade, ao estilo e à identidade dos participantes”, afirma Jacinta.
O evento teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a inclusão de pessoas com deficiência, em especial crianças e adolescentes, quanto aos aspectos lúdicos e de identidade na relação entre o usuário e a cadeira de rodas. Nesta edição, além de usuários de cadeiras de rodas, participaram no desfile uma pessoa que estilizou seu andador e um participante da última edição que ensaiou alguns passos diante do público, em um momento emocionante. Também contou com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, pela primeira vez, teve audiodescrição. Presente no evento, o reitor José Paulo da Rosa lembrou que projetos como esse têm tudo a ver com o propósito da Instituição. "Parabéns a todos, e especialmente aos usuários de cadeiras de rodas pela sua resiliência", disse.
O desfile Estilizando sua cadeira de rodas é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex), por meio do grupo de pesquisa em Design e do projeto social Qualidade de Vida para Pessoas com Deficiência, com apoio dos programas de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e em Processos e Manifestações Culturais, cursos de Design, Moda, Estética e Cosmética, Artes Visuais e Engenharias e Oficina Tecnológica e Centro de Design da Feevale.