Projeta-me, que neste ano acontece em novo formato, mostrará as coleções de alunos formandos
No dia 24 de julho, às 20h, acontecerá a 30ª edição do Projeta-me, atividade semestral promovida pelo curso de Moda da Universidade Feevale, que será realizado, pela primeira vez, no formato virtual. No evento, considerado o maior desfile acadêmico de moda do Brasil, os alunos formandos apresentam as coleções desenvolvidas no Trabalho de Conclusão de Curso para a comunidade e se aproximam do mercado de trabalho. Em função da pandemia do coronavírus, o Teatro Feevale, que recebe quase duas mil pessoas a cada edição, será substituído pela internet.
O desfile on-line apresentará os looks criados por 23 estudantes concluintes do curso de Moda. Esta edição terá como conceito da comunicação a mistura dos movimentos dadaísta e surrealista, a partir de uma bricolagem de imagens dos eventos anteriores.
Com um pensamento sustentável e seguindo a premissa de que o Projeta-me é um evento pensado e organizado por alunos e para alunos, dentro da disciplina de Produção de Eventos de Moda, a temática trabalhada neste semestre modificou a representação racional usada todos os anos para a construção de uma colagem digital. Essa iniciativa se torna uma ideia sustentável financeiramente, socialmente e ecologicamente”, explica a professora Ana Hoffmann, coordenadora do evento.
A transmissão, que será gratuita e aberta ao público, acontecerá no canal do YouTube da Universidade Feevale: www.youtube.com/universidadefeevale.
Algumas coleções presentes na 30ª edição do Projeta-me
A.flor.ar
A fim de promover a inclusão social, possibilitando às pessoas com deficiência visual as mesmas oportunidades e experiências das demais pessoas, a coleção A.flor.ar busca elevar a autoestima e a qualidade de vida dessas pessoas. Com a visão afetada, é necessário projetar produtos que promovam e estimulem os demais sentidos humanos. Pensando nisso, a acadêmica Cátia Hanauer desenvolveu uma coleção com foco no design de superfície, em que relevos e texturas passam a facilitar o ato de comprar, vestir e escolher roupas. A experiência tátil aparece na coleção através dos bordados em linha, pedraria e etiqueta descritiva em braile.
Ladies First
Inspirada em mulheres fortes e à frente de seu tempo, a coleção Ladies First, criada pela estudante Manoella Guerra, celebra a feminilidade, manifestada nos mais diversos corpos, idades e raças. A alfaiataria, ponto central da coleção, é explorada e reinterpretada, buscando referências no passado e as transpondo para o presente e para o futuro vislumbrado.
360º
Desenvolver uma modelagem que atenda o segmento de moda inclusiva, a partir da identificação das dificuldades e necessidades que as pessoas com paralisia cerebral encontram ao vestir-se. Esse foi o objetivo da coleção 360º, criada pela acadêmica Kátia Kayser. Após uma pesquisa de campo, era preciso saber a limitação motora de cada entrevistado, o que cada um gostaria de vestir e o que não se encontra no mercado de moda. Com a análise desses dados, ela optou por fazer roupas adaptadas para ocasiões que exigem um traje entre o casual e o formal, aplicando adaptações na modelagem plana masculina, utilizando tecidos com elastano, aviamentos adequados e também aplicando tecnologias nos mesmos, como antimicrobianos e absorventes. Tudo visando ao conforto, funcionalidade e vestibilidade do vestuário.