Rafael Roesler foi o convidado da aula aberta dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Instituição
A Universidade Feevale recebeu, na semana passada, no Câmpus II, o professor e pesquisador Rafael Roesler, doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atual diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Roesler ministrou a palestra Ciência, desenvolvimento e sociedade na aula aberta dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Instituição.
Roesler conversou por mais de duas horas com os mestrandos, doutorandos e docentes da Feevale. O pesquisador iniciou a sua aula abordando os modelos de financiamentos científicos que surgiram, ao longo da história, a partir de desafios tecnológicos, muitas vezes relacionados a motivações políticas e militares. Falou, também, sobre os cenários e as possibilidades de interação entre a produção cientifica e a inovação para o desenvolvimento da sociedade. Segundo o palestrante, difundir o conhecimento científico gera crescimento econômico. “Possibilita ter mais capacidade de promover o bem-estar à população e estar mais próximo da alta tecnologia que vai transformar a sociedade”, afirmou.
O diretor da Fapergs destacou, ainda a importância das universidades e de seus polos tecnológicos, que nos últimos anos têm sido, na sua visão, fundamentais para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e científico no Estado. Para Roesler, as startups, que usufruem desses espaços “são quem mais e melhor conseguem levar a ciência às pessoas”.