Componente curricular passou a ser ofertado neste semestre para todos os cursos da Instituição
Estimular o estudante a desenvolver soluções criativas para problemas reais, a partir de metodologias sólidas e de princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Esse é o objetivo da disciplina de Introdução aos Processos de Criatividade Consciente, ofertada a partir deste semestre para todos os cursos da Universidade Feevale. A fim de inspirar os estudantes, o professor Cláudio Felipe da Rocha, que ministra o componente curricular, convidou três alunas do Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Otávio Rocha, de Estância Velha, para apresentarem seu trabalho de pesquisa intitulado Reaproveitamento de alimentos: sem desperdício.
No projeto, que venceu a feira de ciências do município na categoria EJA, Nice de Souza, Lisete Heldt e Íris Ramos, junto à professora orientadora Taiane Moreira de Oliveira, buscaram formas de aproveitar sobras de alimentos que geralmente são descartadas, como talos, folhas, cascas e sementes. Com foco na reutilização e sustentabilidade, elas desenvolveram receitas de pão, petiscos e até sabão. “Ao avaliar o trabalho, imediatamente notei sua afinidade com a temática da disciplina e convidei o grupo para conversar com os alunos. Além do lindo projeto, essas mulheres têm uma história de vida fantástica e inspiradora”, aponta Rocha.
Seguindo os métodos da disciplina, os estudantes da Feevale desenvolveram para as convidadas um presente personalizado, de baixo custo e sustentável. Em trios, confeccionaram uma caixa contendo um caderno da Instituição, doces e uma planta.