No dia 10 de agosto, será exibido, no Espaço Cultura, no Teatro Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo) o documentário Brasiliensis – as ameaças ao dourado na bacia do Rio Uruguai. A exibição, que será aberta à comunidade, se inicia às 20h. O documentário conta com a participação da economista da Universidade Feevale, Katia Fernanda Isse.
Com a finalidade de fazer uma reflexão sobre a situação do peixe dourado na bacia do rio Uruguai, no Rio Grande do Sul, bem como abordar os conflitos ambientais e sociais que surgem a partir do cenário atual da espécie, o filme tem o título inspirado no nome científico da espécie, que é migradora de longas distâncias e tem a tendência de desovar nas cabeceiras dos rios. O documentário também mostra os diferentes fatores que contribuem para a fragilidade da vida desse peixe, que se destaca como um predador essencial para a cadeia trófica. O dourado é uma das principais espécies de interesse comercial da bacia e um atrativo para os pescadores esportivos, por fazer saltos fantásticos.
Em 2002, o “rei do rio” - como é conhecido popularmente - entrou para o livro vermelho de animais ameaçados de extinção do Rio Grande do Sul, o que ocasionou a proibição da sua pesca e comercialização. Na renovação do estudo, em 2014, o status de vulnerável permaneceu na lista.
O filme foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado e é realizado pela produtora Hoffmann Entretenimento e Audiovisual. Mais informações podem ser obtidas no facebook (www.facebook.com/documentariobrasiliensis) ou pelo site www.brasiliensis.com.br.