Fruto de pesquisa desenvolvida por Carmem Giongo em comunidade de pescadores, agricultores e operários do país ibérico, Vues et Voix d’Estarreja é destaque em colóquio nos dias 3 e 4 de novembro
A professora do mestrado em Psicologia da Universidade Feevale Carmem Giongo apresenta em Portugal, nesta semana, o resultado de sua pesquisa e um documentário desenvolvidos juntamente com pesquisadores franceses e portugueses. Vues et Voix d’Estarreja, dirigido por Carmem e pela antropóloga Fabienne Wateau, será um dos destaques do 10º Colóquio do OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja. O evento acontece na cidade de mesmo nome, nos dias 3 e 4 novembro. Além da apresentação do filme, a pesquisadora brasileira participará de reuniões com o grupo de pesquisa europeu.
Sobre o documentário Vues et Voix d’Estarreja
Trata-se de um estudo que Carmem Giongo, que é doutora em Psicologia com pós-doutorado em Psicologia Social, desenvolve juntamente com uma equipe de pesquisadores franceses e portugueses desde 2016. “A pesquisa investigou as percepções de risco de agricultores, operários e pescadores que vivem e trabalham no entorno de um dos maiores complexos químicos de Portugal. O território foi poluído pela indústria química desde 1930 e passa por um processo de descontaminação”, explica Carmem. O filme foi produzido em 2019 e terá sua primeira exibição no cinema da cidade de Estarreja no dia 2 de novembro e, após, será apresentado e discutido durante o Colóquio.
Sobre o evento
O 10.º Colóquio do OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja é promovido pelo Observatório Homem – Meio de Estarreja (OHM), juntamente com o projeto Agorarisk, com apoio da Câmara Municipal de Estarreja e do Agrupamento de Escolas de Estarreja, de Portugal. O evento, que conta com a participação de 35 pesquisadores, tem o objetivo de criar uma discussão cruzada entre investigadores e comunidade local, possibilitando uma maior aproximação do trabalho científico com instituições e com os estarrejenses.