O projeto social Intervenções Neuropsicológicas no Contexto Escolar, desenvolvido pela Universidade Feevale, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), lançou um e-book que traz orientações e dicas para pais e responsáveis por crianças de 5 a 12 anos. O material, intitulado Como estimular as habilidades executivas e emocionais em crianças em tempos de pandemia?, visa auxiliar as famílias em situações novas e complexas.
O e-book foi produzido por três professores – Caroline de Oliveira Cardoso, Janaína Cardoso e Rodrigo Giacobo Serra – e sete estudantes do curso de Psicologia: Betina Ritzel, Daniela Bertoleti da Costa Cardozo, Gabriela Oliveira, Juliane Dreher Arceno, Laryssa Dias Sena, Rebeca Feltes e Rita de Cássia Silveira. Eles integram o projeto social, que atende crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas, com o objetivo de potencializar as suas habilidades cognitivas e emocionais, levando-as a um melhor rendimento escolar.
Segundo os autores, nesses tempos de incertezas em função da pandemia, pode ser muito mais difícil para as crianças se organizarem, controlarem seus impulsos, regularem suas emoções e terem recursos para uma adaptação aos imprevistos. Dessa forma, os pais podem ajudá-las, ensinando habilidades e promovendo maior autonomia.
Por meio de atividades do cotidiano, como arrumar o quarto e ajudar a colocar a mesa, por exemplo, os pais podem estimular as habilidades cognitivas de seus filhos; tudo vai depender da maneira como eles propõem as tarefas e ensinam essas habilidades”, diz a professora responsável pelo projeto, Caroline de Oliveira Cardoso.
Dicas práticas
No e-book, os autores comentam que é importante que os pais compreendam que essa situação de pandemia é atípica e que as crianças têm mais dificuldades para manter uma rotina. Mas, por estarem junto com seus filhos, esta pode ser uma oportunidade para os pais estimularem as habilidades das crianças.
Conforme os professores e estudantes da Feevale, a partir de simples atividades do cotidiano já é possível ajudar as crianças no aperfeiçoamento das funções executivas. Assim, eles incluíram, no material, dicas práticas e exemplos para os pais ou responsáveis auxiliarem as crianças neste momento de isolamento social. Confira algumas orientações dos autores:
- Dê oportunidades para que a criança possa realizar as atividades que já são esperadas para sua faixa etária. Ensine-a, dê tempo e, após, a estimule para que ela faça. Não faça por ela.
- Quando fornecer alguma instrução, proponha pistas verbais e visuais, pois auxiliam na memorização e consolidação da informação.
- Ao fornecer uma instrução, procure ser claro, objetivo, sem dar ordens complexas e muitas informações ao mesmo tempo.
- Seja o modelo: no início mostre como se faz determinada tarefa, dê suporte e promova maior autonomia, deixando que a criança faça sozinha.
- Tente, dentro do possível, organizar a rotina em conjunto com a criança.
- Incentive e estimule seu filho a estabelecer um sistema de organização do seu espaço. Isso auxilia na organização e no controle inibitório.
- Proponha algumas atividades lúdicas. Além de ser um momento de diversão, você possibilitará que seu filho recrute habilidades cognitivas e executivas para realizar as tarefas.
Saiba mais
O e-book Como estimular as habilidades executivas e emocionais em crianças em tempos de pandemia? pode ser acessado, gratuitamente, em www.feevale.br/projetossociais.