Pesquisadora da Feevale compartilha suas experiências na Universidad Nacional Autónoma
Na última semana, a pesquisadora Caroline Luiza Willig, doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, realizou uma palestra na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), na Cidade do México. Com o título Educacion menstrual anticolonial y interseccional: de experiencias con la red pública de educación en Brasil hacia el México, a atividade abordou experiências no Brasil com sua temática de atuação acadêmica, a dignidade menstrual no território escolar.
A palestra foi aberta ao público e contou com participantes diversos, interessados em tecer ações de enfrentamento aos preconceitos no México, trocar saberes e fortalecer práticas já existentes. Caroline é integrante do grupo Criança na Mídia: Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Cultura. A pesquisadora apresentou suas pesquisas e práxis que vem realizando junto de docentes da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo sobre temáticas que buscam a desconstrução de estigmas e a construção de políticas que respeitem os direitos humanos de menstruantes. Esse trabalho integra o convênio Educação Antidiscriminatória entre a Universidade e a Prefeitura.
Outro ponto importante da atividade foi a exposição do percurso que a investigadora irá desenvolver junto da Universidad Pedagógica Nacional (UPN) em Cuernavaca, por meio do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que Caroline propõe o intercâmbio de saberes e ações no eixo Brasil-México, sob orientação das professoras Saraí Patrícia Schmidt, da Feevale, e Ruth Belinda Bustos Córdova, da Universidad Pedagógica Nacional.
O encontro integrou um circuito de círculos de conversas sobre menstruação que ocorrem mensalmente na Unam, promovido pela Dirección General de Orientación y Atención Educativa (DGOAE).