Vanessa Schardong foi aprovada no mestrado em Gestão de Turismo da Universidade Lusófona do Porto
A graduada do curso de Turismo da Universidade Feevale, Vanessa Schardong, foi aprovada na banca do mestrado em Gestão de Turismo da Universidade Lusófona do Porto, Portugal. A egressa defendeu a dissertação A influência do Facebook e Instagram na escolha da cidade do Porto pelos turistas brasileiros: um estudo quantitativo, que pretendeu compreender se as páginas, perfis e publicações, tanto no Facebook, quanto no Instagram, relacionados com a cidade do Porto, são efetivamente relevantes, resultam em uma imagem positiva de destino e influenciam os turistas brasileiros a visitarem o município.
Para Vanessa, realizar o mestrado em Portugal foi uma experiência importante pois, mesmo que o país português tenha uma cultura semelhante à brasileira, foi preciso ultrapassar algumas barreiras. A graduada também atribui sua conquista à Feevale que, segundo ela, auxiliou muito em sua jornada acadêmica. “Em diversos momentos e situações, foi possível perceber como a Instituição prepara bem os alunos para ‘o mundo lá fora’ da Universidade. Depois da apresentação e discussão com os membros do júri na banca do mestrado, escutei: ‘Tua pesquisa é um trabalho excelente e de mérito. Por essas razões atribuímos 18 valores'”, relata. A graduada explica que as notas em Portugal são até 20, mas que não é comum darem notas muito acima de 16.
A partir dos resultados obtidos em seu trabalho, foi possível confirmar o quanto as redes sociais podem ajudar a tornar os destinos mais tangíveis - mais próximos dos potenciais turistas. Além disso, Vanessa afirma que as informações disponíveis nas redes sociais escolhidas para o estudo influenciaram os turistas brasileiros a escolherem a cidade do Porto como destino.