Ronaldo de Azevedo Souza espera que a animação possa atingir todas as gerações
Foto: Gato Galáctico/divulgação
Com mais de 15 milhões de inscritos no YouTube, o canal do Gato Galáctico cria conteúdo voltado ao público infantil. O youtuber, cartunista e desenhista gaúcho, Ronaldo de Azevedo Souza, criador do personagem, é graduado em Jogos Digitais pela Universidade Feevale e criou a animação a fim de oferecer entretenimento para todas as idades.
O nome Gato Galáctico surgiu devido ao amor que Souza tem por gatos e pela admiração por galáxias. “Existia uma brincadeira entre animadores e desenhistas de que as nossas marcas deveriam ter nomes compostos por substantivos e adjetivos, no meu caso, um animal e uma característica”, explica. Ele conta que iniciou a carreira fazendo animações, com a série Turma do Cueio, que foi sucesso logo de início para o público infantil. “O Gato Galáctico foi um personagem que foi lançado após a primeira série, já que era um trabalho mais complexo, que envolvia muitos conceitos, modelos, desenhos, ilustrações e personagens”, ressalta.
Durante a graduação em Jogos Digitais, Souza conta que aprendeu a ter uma visão matemática de processos artísticos e criativos. “Eu acredito que isso me ajuda na hora de ter mais consistência na entrega do conteúdo. As aulas de desenho, programação, aprimoramento da arte e criatividade fizeram com que eu conseguisse trazer maneiras mais lógicas e matemáticas para o meu processo criativo”, destaca. O youtuber afirma que a consistência na entrega é o principal ponto em todas as áreas da Indústria Criativa.
A paixão por contar histórias fez com que o criador do Gato Galáctico escolhesse a sua profissão. Ele afirma que a área de Jogos Digitais lhe permitiu desenvolver uma maneira mais interativa de contar essas histórias.
Acabei me apaixonando por animação no processo e descobri que eu conseguia criar trabalhos nessa área sozinho, então optei por seguir um caminho próprio”, declara.
Souza escolheu a Feevale por já conhecer a Instituição por meio da família, já que sua mãe e suas tias estudaram na Universidade, também. Com o curso de Jogos Digitais, o youtuber conta que teve muita liberdade criativa durante a graduação e que isso foi importante para o seu desenvolvimento.
Toda infraestrutura do curso é extremamente boa e ela foi necessária para que eu tivesse acesso às novas tecnologias que eu não conhecia. Elas fizeram com que eu conseguisse me desenvolver melhor e criasse ligações cerebrais”, afirma.
Para o futuro, Souza visa o crescimento da marca. Ele e sua equipe desejam expandir a Galáxia – marca que engloba todas as suas criações – e esperam que ela faça gerações se cruzarem, com o objetivo de continuar perpetuando valores positivos, de incentivo à arte e à criatividade. “Não basta apenas paixão, mas precisa de muita consistência, luta, esforço e trabalho duro para as coisas funcionarem do jeito que as pessoas querem”, finaliza.