Egresso de Comércio Exterior empreende no mercado internacional | Universidade Feevale

Egresso de Comércio Exterior empreende no mercado internacional

30/06/2022 - Atualizado 16h28min

Marcone Mattos é dono da Infinity Impoex e visa proporcionar atendimento de qualidade e confiabilidade, atuando fortemente no exterior

Marcone

A partir de atividades práticas e experiências na área de negócios internacionais, o curso de Comércio Exterior da Universidade Feevale promove a convivência com diferentes culturas como meio de criar soluções para a internacionalização de empresas. Devido à rotina de trabalho com operações comerciais no exterior, o egresso do curso Marcone Mattos percebeu a falta de técnica que possuía referente aos processos de importação e exportação, o que o levou a buscar conhecimento na Instituição.

Mattos conta que já trabalhou em grandes empresas da América Latina como consultor internacional e, por meio do trabalho, morou por um período na China, a fim de prestar assistência técnica e comercial para marcas renomadas que haviam transferido a produção de produtos do Brasil para o continente asiático. “Quando me desvinculei do meu trabalho de carteira assinada e retornei ao Brasil, comecei a ter insights para abrir o meu próprio negócio”, ressalta. “Entre 2016 e 2019, elaborei os planos de ação para o desenvolvimento da minha empresa e a graduação em Comércio Exterior foi um dos pilares desse projeto”, explica.

A partir do planejamento, em 2020, surgiu a Infinity Impoex, uma trading internacional que visa proporcionar um atendimento com qualidade e confiabilidade, atuando fortemente no mercado internacional. Além disso, o empreendimento, que tem sede em Campo Bom, busca a redução de custos para seus clientes, por meio de pesquisas transparentes que viabilizam o aumento de rentabilidade das empresas parceiras. De acordo com o egresso, os três pilares que sustentam o negócio, seja do Brasil para clientes do exterior ou vice-versa, são: pesquisa e desenvolvimento de produtos, representação comercial e processos de importação e exportação.

Após o rompimento do contrato de trabalho, retornei à China por conta própria. Precisei ser criativo, pois eu tinha duas opções: procurar um emprego, o que estava longe do meu alcance, já que o mercado chinês exigia conhecimentos técnicos na área de fabricação de calçados, ou empreender”, pontua. “No início, enfrentei muitas barreiras, mas consegui me manter com as comissões recebidas de intermediação de negócios entre empresas brasileiras, chinesas, indianas e italianas, fonte de receita que me manteve ativo e focado no meu projeto, que mais tarde se consolidou”, completa.

Para resolver assuntos nas operações da Infinity Impoex, sejam eles fiscais, logísticos, documentais ou comerciais, Mattos diz que aplica os conhecimentos adquiridos na Universidade diariamente. “O formato digital do curso foi fundamental para que eu pudesse cursar as disciplinas a distância, por meio do polo da Instituição em Dongguan, onde fica o espaço da Feevale para a realização das provas trimestrais”, destaca. Os pontos de destaque do curso, segundo o egresso, foram os conhecimentos adquiridos sobre operações e logística, negociação empresarial, gestão da exportação e importação e estratégias de processos de negócios.

Atualmente, Mattos acredita que é possível desempenhar seu trabalho com mais propriedade e domínio dos assuntos relacionados. Com clientes na China, El Salvador e Guatemala, o egresso diz ter planos para construir filiais em outros países.

Após essa graduação, tive vontade de ampliar meus conhecimentos na área de Gestão Financeira, o que me levou a retomar meus estudos e retornar à Universidade”, comemora.

“Considerando as constantes mudanças no mercado internacional, procuro sempre estar atualizado do que ocorre na minha área de atuação, comparando meus conhecimentos com as necessidades do mercado para que possamos desenvolver novos nichos de produtos ou serviços que a Infinity está disposta a atender”, finaliza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.