Egresso de Jornalismo da Feevale recebe a Medalha Alberto André | Universidade Feevale

Egresso de Jornalismo da Feevale recebe a Medalha Alberto André

12/04/2024 - Atualizado 18h13min

Premiação da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) foi entregue nesta semana

Ari 1 Gabriel Costa (acima, à esquerda) com os demais homenageados. Fotos: Mariana Czamanski


O jornalista Gabriel Costa, formado em Jornalismo pela Universidade Feevale, foi um dos homenageados com a Medalha Alberto André, premiação da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), que hoje é presidida pelo jornalista José Nunes. Repórter da RBS TV, ele recebeu a honraria durante cerimônia que aconteceu nesta semana, no Salão Nobre da entidade, em Porto Alegre.

Natural de Novo Hamburgo, Gabriel se formou na Feevale na turma de 2019. Ele teve dois anos de experiência na TV Feevale e na Rádio Feevale, com produção diária de programas com entrevistas ao vivo. Também trabalhou em mídia impressa, redes sociais e assessoria de imprensa. É filho da jornalista Adriane Dutra Costa e de Rogério Silveira. Reside em Lajeado e é casado com a jornalista e editora do Jornal NH, Nadine Laís Funck, que também se formou na Feevale. Desde janeiro de 2022 atua como jornalista multimídia e repórter na RBS TV, sendo responsável pela cobertura no Vale do Taquari.

Ao falar sobre a premiação, Gabriel diz que ‘a ficha ainda não caiu’. “Ainda lembro da conversa com o presidente da ARI, quando eu perguntei se ele tinha certeza que era eu mesmo. Digo isso porque, historicamente, a Medalha Alberto André foi entregue a grandes expoentes do Jornalismo gaúcho, como Antônio Carlos Macedo, Rosane de Oliveira, Alice Bastos Neves e tantos outros”, conta.

Gabriel ressalta que se sente honrado com a homenagem, até por estar no meio de gigantes da profissão, pessoas que têm mais anos de história e experiência jornalística do que ele tem de idade. “Fico muito feliz com esse reconhecimento que a ARI tem dado à nova geração de jornalistas, porque é uma grande motivação e, também, uma valorização importante, para que todos os profissionais sigam o exemplo de Alberto André. Ele representou o coração do Jornalismo, o espírito, o estilo de vida, a escolha de vida que é ser jornalista. Foi inquieto, inconformado, curioso, responsável e sempre preocupado em trazer a verdade para fazer justiça. Estou muito orgulhoso e realizado por receber essa medalha e reforço ainda mais o meu compromisso de honrar essa profissão e o legado desses grandes nomes por toda minha carreira”, afirma.


Homenageados

ari 2 Gabriel Costa (ao centro) ao lado da mãe Adriane Costa, do presidente da ARI, José Nunes, do pai Rogério Silveira e da esposa Nadine Funck.

Além de reconhecer profissionais com trajetória reconhecida, a Medalha Alberto André é entregue a novos talentos, que se destacam como revelação no Jornalismo gaúcho. Os 10 homenageados foram:

  • André Silva, colunista olímpico em GZH
  • Armando Burd, apresentador do Manhã RSC, da RDC TV
  • Cristiane Finger, professora de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS
  • Fábio Berti, diretor de Marketing Institucional e Comunicação Digital do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Costa, repórter da RBS TV
  • Guilherme Kolling, editor-chefe do Jornal do Comércio
  • Maria Luiza Benitez, cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista e apresentadora
  • Michele Limeira, jornalista da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
  • Juçara Dini, fundadora da Dinâmica – Conteúdo Inteligente
  • Vilmar da Rosa, fotojornalista
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.