Estudantes apresentarão, através de dança, música e teatro, a diversidade cultural do Brasil
Estudantes durante o ensaio para os festivais
As diferentes regiões brasileiras e suas culturas serão representadas pelos estudantes da Escola de Aplicação Feevale durante o 27º Festidança e o 12º Festival Artístico. Ambos os eventos acontecem no dia 8 de julho, sábado, em duas sessões – às 15h30min e às 19h30min –, no Teatro Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Este ano, os festivais têm a temática Brasil, mostra tua cara, a fim de apresentar o folclore e a cultura de todas as regiões do país.
A professora Taís de Oliveira, da Escola de Aplicação, explica que a ideia surgiu a partir da percepção de que os estudantes não possuíam muita proximidade com a música popular brasileira. “Queremos mostrar aos alunos essa diversidade multicultural do Brasil. Às vezes, ficamos tão bairristas, conhecemos só aquilo que está ao nosso redor, que acabamos esquecendo a diversidade cultural brasileira. Poder fazer esse giro dentro da história folclórica, cultural e musical do país é importante” destaca.
O evento - voltado a estudantes da Escola, familiares e demais convidados -, contará com apresentações de música, teatro, dança e musical. Na primeira sessão, apresentam-se as turmas da Educação Infantil e dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental, com participações especiais de estudantes mais velhos. A segunda sessão será com alunos dos ciclos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com participações especiais de estudantes mais novos. O Balé Folclórico Origens, de Sapiranga, será responsável pela abertura de cada ato dos espetáculos, que ainda contarão com participação de outros artistas da região, como Dudu Gaiteiro e integrantes da Mega Dance School, por exemplo.
Saiba mais
O Festidança começou em 1997 para suprir as necessidades das disciplinas de Educação Física e Arte-educação por meio das áreas de expressão e linguagem corporal. A criação do Festival Artístico, em 2012, ampliou o evento a outras manifestações artísticas, como poética, vocal e instrumental. As atividades fazem parte do contexto escolar e incluem atividades interdisciplinares e projetos em um espaço de integração.