Esgotados os ingressos para palestra de Miguel Nicolelis no Fórum de Inteligência Artificial | Universidade Feevale

Esgotados os ingressos para palestra de Miguel Nicolelis no Fórum de Inteligência Artificial

07/03/2024 - Atualizado 09h54min

nicolelis

Ainda há ingressos para os painéis que acontecem antes da palestra do pioneiro nos estudos da interação cérebro-máquina e que abordam inteligência artificial e educação e negócios, em evento promovido pela Universidade Feevale

Estão esgotados os ingressos para a palestra Inteligência artificial e o cérebro humano, que será ministrada pelo médico e neurocientista Miguel Nicolelis – pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina –, no Fórum de Inteligência Artificial, promovido pela Universidade Feevale. O evento, gratuito, acontece dia 25 de março, às 20h, no Teatro Feevale. É solicitada a entrega, no dia da palestra, de 2kg de alimentos não perecíveis.

O Fórum contará, ainda, com dois painéis, que serão realizados antes da palestra de Nicolelis, também no Teatro Feevale. Para essas atividades, ainda há ingressos disponíveis. Confira:

  • 16h: Inteligência artificial e educação: expandindo os limites do futuro - Voltado para professores, contará com a participação de Anatália Ramos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e de Ricardo Cappra, pesquisador e cientista de dados
  • 17h: Inteligência artificial e a próxima fronteira dos negócios – Tendo como público-alvo empresários e empreendedores, terá as presenças de Robinson Klein, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, e Pedro Bocchese, head de Inovação e Tecnologia na Processor

Sobre Miguel Nicolelis

Doutor em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Fisiologia e Biofísica pela Hahnemann University (EUA), Nicolelis fundou e dirigiu o Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA) por 20 anos. Em 2021, recebeu o título de Professor Emérito desta instituição, após ter lecionado no Departamento de Neurobiologia por 27 anos, e, em 2020, coordenou o Monitora Covid-19, comitê científico de combate ao coronavírus.

Nicolelis lidera pesquisas que desenvolvem tecnologias voltadas à interação cérebro-máquina e sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson. O neurocientista fundou e dirige o projeto Andar de Novo e é membro da academia de ciências do Brasil e da França. Ele já foi apontado pela revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade e eleito um dos 100 pensadores de maior influência no mundo pela revista Foreign Policy.

Na abertura da Copa do Mundo do Brasil, em 12 junho de 2014, um voluntário, com paraplegia completa de tronco e membros inferiores, deu um “chute simbólico” em uma bola de futebol utilizando o exoesqueleto, equipamento desenvolvido por mais de 150 pesquisadores de vários países, sob a liderança de Nicolelis. O princípio envolvido no funcionamento do exoesqueleto é a interface cérebro-máquina, conexão explorada pelo neurocientista desde 1999 que prevê que a atividade cerebral é capaz de controlar de maneira direta um equipamento externo ao corpo humano.

Saiba mais

Promovido pela Universidade Feevale, o Fórum de Inteligência Artificial é gratuito e acontecerá no dia 25 de março, no Teatro Feevale. A palestra com o neurocientista Miguel Nicolelis será realizada às 20h. Os dois painéis, que acontecem às 16h e às 17h, também são gratuitos. Os ingressos para os painéis ainda estão disponíveis em feev.as/ia2024. É solicitada a entrega, no dia do evento, de 2kg de alimentos não perecíveis.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.