Evento aconteceu neste sábado, 23, no Câmpus I da Universidade Feevale
Pessoas de todas as idades que integram os projetos sociais da Universidade Feevale estiveram no Câmpus I, neste sábado, 23, para mais uma edição do Espaço Cidadão + Semana Move. O objetivo era integrar a comunidade, conscientizando-a quanto à importância das atividades físicas para a saúde e o bem-estar.
“Temos aqui adultos, idosos e crianças que representam o público que a Feevale atende nos 40 projetos sociais que oferece à comunidade, de forma gratuita. Fica o meu agradecimento a todos que vieram participar das atividades e, também, aos nossos parceiros – o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), a União Jovem do Rincão (UJR) e os professores dos projetos”, destacou a coordenadora técnica do Núcleo de Extensão Universitária, Luciane Iwanczuk.
Alongamento, trilha na mata, massagens, conversa sobre alimentação saudável, verificações de saúde, desenhos em duplas e jogos de futsal foram algumas das atividades promovidas pelos projetos Envelhecimento Saudável e Redes de Suporte Social; Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRs); Cultura no Câmpus; Laços de Vida; e pelo programa Esporte Universitário.
Iris Terezinha de Andrade, de 72 anos, e Eloi Dorneles da Silveira, de 73, conheceram o projeto Envelhecimento Saudável através do Cras Santo Afonso, onde participam de reuniões. Iris contou que tenta participar de todas as atividades e que já aprendeu muito com o projeto, principalmente sobre alimentação saudável. “Eu faço meu pão em casa, não compro pão. Também evito o açúcar e uso farinha escura”, explicou. Para Silveira, as atividades que movimentam o corpo são muito válidas. “Tudo que vem para espairecer é muito bom. As brincadeiras são saudáveis”, avaliou. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) da Feevale.
Saiba mais
O Espaço Cidadão integra a Semana Move, que ocorre em toda a América Latina. No Brasil, é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) São Paulo e da Rede Esporte pela Mudança Social (Rems), da qual a Feevale faz parte.