Oferecido pela Universidade Feevale, curso tem início previsto para o dia 24 de março
Um dos requisitos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o funcionamento de uma unidade de terapia intensiva, seja pública ou privada, é a especialização em terapia intensiva neonatal – formação que o enfermeiro coordenador deve possuir, bem como um enfermeiro a cada oito leitos por turno. Para contribuir com o desenvolvimento da área neonatal na região, a Universidade Feevale oferece a especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal, com início previsto para o dia 24 de março.
Coordenado pela professora Lisara Schacker, o curso tem o objetivo de aprimorar o conhecimento dos enfermeiros, subsidiando-os para traçar estratégias que venham ao encontro da excelência do cuidado aos recém-nascidos. Além de aprofundar os conhecimentos na área da terapia intensiva neonatal, a especialização proporcionará a atualização técnica e científica, com o uso de novas tecnologias e o estímulo à pesquisa.
As atividades acontecerão de forma presencial, no Câmpus II da Feevale. As aulas serão realizadas às sextas-feiras à noite e aos sábados durante o dia. As inscrições podem ser feitas no site pos.feevale.br, endereço em que também é possível consultar informações como investimento e corpo docente, por exemplo.
Estrutura curricular
- Atenção ao nascimento do neonato de alto risco
- Função respiratória e cardiovascular do neonato
- Humanização do cuidado
- Aspectos neurológicos do recém-nascido
- Distúrbios gastrointestinais do neonato
- Necessidades nutricionais do recém-nascido internado na unidade de terapia intensiva neonatal
- Assistência de enfermagem ao recém-nascido de alto risco
- Gerenciamento em UTI neonatal e urgência e emergência pediátrica
- Farmacologia em neonatologia e pediatria
- Controle de infecção
- Atividades práticas em unidade de terapia intensiva neonatal
- Prática supervisionada