Esteio ganha unidade do Feevale Techpark | Universidade Feevale

Esteio ganha unidade do Feevale Techpark

13/01/2021 - Atualizado 15h42min

Espaço contribuirá para o desenvolvimento de empresas do município

Assinatura Esteio

A Prefeitura de Esteio e a Universidade Feevale formalizaram na manhã desta quarta-feira, 13, parceria para a instalação, no município, de uma unidade do Feevale Techpark. O contrato foi assinado pelo prefeito Leonardo Pascoal e pelo reitor Cleber Prodanov, em cerimônia que aconteceu no polo da Instituição em Esteio. A medida visa possibilitar um espaço para o desenvolvimento de negócios na cidade, estimulando novas ideias e a geração de emprego e de renda.

O presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, Roberto Cardoso, lembrou que a Universidade está em Esteio desde o início da primeira gestão do prefeito Leonardo Pascoal.

De lá para cá, essa parceria tem sido cada vez mais incrementada e hoje estamos trazendo mais um braço da nossa instituição, que é uma unidade do Feevale Techpark. Essa é uma forma de consolidar o nosso relacionamento”, afirmou.

O reitor Cleber Prodanov disse que a Feevale foi bem recebida no município. “Quando escolhemos Esteio, Esteio também nos escolheu. A cidade nos acolheu tão bem que estamos sempre buscando trazer ações que possam colaborar com a comunidade e permitir o desenvolvimento do município a longo prazo”, ressaltou, acrescentando que a Feevale quer compartilhar conhecimento e pensar em soluções inovadoras, que possam gerar negócios, projetos, serviços e resultados positivos para o município.

Já o prefeito Leonardo Pascoal contou que, quando a Feevale se instalou em Esteio, o reitor comentou que não seria apenas um prédio e que a Universidade buscaria se inserir na comunidade. “Percebemos que isso está acontecendo, com muitas colaborações em diferentes áreas, como educação, empreendedorismo e saúde. Queremos dar continuidade ao ciclo de crescimento sustentável de nossa cidade e, para isso, precisamos encontrar novos caminhos e pensar em uma mudança na matriz econômica, com ideias que possam agregar valor e gerar empregos”, destacou.

Também estiveram presentes a diretora de Inovação da Universidade, Daiana de Leonço Monzon, o coordenador do Feevale Techpark, Gustavo Piardi, a presidente da Câmara Municipal de Esteio, Fernanda Fernandes, e os secretários municipais Tatiana Tanara (Educação) e Felipe Costella (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente).

assinatura foto com a Daia

Assessorias e capacitações

Inicialmente, 15 projetos serão pré-incubados no Feevale Techpark e participarão de capacitações. Serão três ciclos no total, cada um de até cinco projetos de negócios. Além disso, cinco empresas já consolidadas receberão mentoria. As empresas de base tecnológica desenvolverão novos produtos, serviços ou processos de forma compartilhada. A seleção se dará através de pitch, onde o empreendedor apresentará sua proposta a uma banca de avaliadores. O primeiro acontecerá no dia 25 de fevereiro, de forma on-line.

O contrato prevê a realização de atendimentos aos potenciais empreendedores para apoio ao desenvolvimento de startups, fomentando a capacidade empreendedora de soluções inovadoras. Durante a pré-incubação, a universidade auxiliará na elaboração de planos de ação dos empreendedores, possibilitando o desenvolvimento dinâmico e ágil de produtos, serviços e tecnologias, visando à solução de problemas reais encontrados no mercado. “Queremos estimular potenciais empreendedores, apoiando-os no desenvolvimento de startups e fomentando a sua capacidade empreendedora”, diz a diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon. A ideia, segundo ela, é futuramente levar esse projeto a outros municípios, para auxiliar os empreendedores a tirarem suas ideias do papel, transformando-as em negócios.

As capacitações para empreendedores utilizarão processos e métodos criativos para a geração de soluções inovadoras. Os processos de suporte do Feevale Techpark, que foi reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como um dos três melhores parques tecnológicos do Brasil, estão de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. Com 15 anos, o parque busca promover a geração e o crescimento de empreendimentos inovadores e de base tecnológica. Atualmente, possui unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.