Câmpus II recebeu quase 500 participantes para o vestibular, que aconteceu neste domingo, 29
Para cerca de 500 jovens de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de outros Estados, este domingo, 29, foi de vestibular. A Universidade Feevale realizou o processo seletivo para ingresso no curso de Medicina, que ofertará 81 vagas para o ano de 2024 - 41 no primeiro semestre e 40 no segundo. Dos 626 inscritos, 484 optaram por realizar Redação Feevale + Prova Objetiva Feevale; o restante optou pelo aproveitamento da Redação Enem + Prova Objetiva Enem. Com isso, a relação é de oito candidatos por vaga.
O vestibular foi realizado das 12h às 17h. Na prova de redação, os candidatos tiveram que apontar, em um comentário crítico, o seu ponto de vista acerca do seguinte questionamento: Você concorda com a ideia de que a mistanásia social tem sido uma prática, inclusive, no Brasil? Já a prova objetiva contou com 60 questões, abrangendo conhecimentos das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, Ciências Exatas e da Terra e Sócio-Histórica. Durante a manhã, os candidatos e seus pais fizeram visitas guiadas aos laboratórios onde ocorrem as atividades práticas do curso de Medicina. E enquanto os filhos se dirigiram às salas, os pais também puderam visitar o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Feevale, onde os estudantes realizam atendimentos à comunidade em consultórios especializados.
As aulas no primeiro semestre se iniciam no dia 19 de fevereiro, no Câmpus II. Os estudantes selecionados participarão de atividades práticas desde o primeiro semestre de formação, com atendimento à comunidade na rede de atenção básica em diferentes municípios, hospitais e, também, no Cies da Feevale. A pró-reitora de Ensino da Instituição, Angelita Renck Gerhardt, lembra que a estrutura do curso de Medicina é moderna, mas que a expertise no ensino na área da Saúde já é tradição. “Ao mesmo tempo em que oferecemos uma estrutura inovadora em termos de laboratórios e simuladores, temos um cuidado já consolidado no ensino da Saúde, principalmente no que tange ao atendimento aos pacientes e às ferramentas - tanto virtuais quanto físicas - que disponibilizamos aos alunos”, destaca.
As expectativas dos futuros médicos
Ana Carolina da Silva, de 18 anos, escolheu a Universidade Feevale para prestar seu primeiro vestibular. Moradora de Campo Bom e aluna do terceiro ano do Ensino Médio, optou pela Instituição pela proximidade com seu município e por ser uma universidade bem-conceituada. “Eu vim no Mundo Feevale com a escola e gostei bastante da estrutura. Vi tanto a parte de anatomia quanto a parte dos laboratórios, e é tudo muito novo, muito tecnológico”, avalia. Gustavo Walter Manjabosco, de 17 anos, veio de Ijuí, na região noroeste do estado, e conta que a estrutura do câmpus ultrapassou suas expectativas. Se passar no vestibular, deseja se especializar em cirurgia plástica. “O que eu mais busco em um curso é a prática, isso é o mais importante para quem quer ser médico”, afirma.
A boa reputação do curso de Medicina chegou até Venâncio Aires, município onde mora Milena Ferreira, de 18 anos. Acompanhada dos pais, a jovem conta que conhece duas pessoas que cursam essa graduação na Universidade e elogiaram o ensino. “A expectativa é grande”, declara. A mãe de Milena, Estela Ferreira, explica que ela e o marido conhecem a Feevale há 20 anos. “Sempre falamos muito bem da Instituição para ela, porque temos parentes e amigos que estudaram aqui e que sempre tiveram uma boa recomendação. Então, decidimos começar nossa maratona de vestibulares pela Feevale”, disse, otimista.
Também acompanhada dos pais, Camille Hanauer, de 17 anos, mora no interior de São Pedro da Serra, e espera encontrar na Feevale um lugar acolhedor. “Os primeiros dias serão de nervosismo, mas tenho muitas expectativas aqui”, aponta. A Universidade lhe interessou pela estrutura e pelo ensino, mas o desejo pela Medicina surgiu ainda na infância, no cuidado com as bonecas. “É algo com que eu me identifiquei”, afirma a vestibulanda, que quer ser oftalmologista. “Estamos muito felizes por ela estar buscando isso, vamos apoiá-la 100%”, diz o pai, Anderson Hanauer.
Na foto à esquerda, Milena Ferreira acompanhada dos pais, Estela e Eliseu. Na foto à direita, Camille Hanauer com os pais, Janete e Anderson
Gabarito e matrículas
O gabarito poderá ser acessado em www.feevale.br/ingressomedicina. Já o resultado será publicado até a próxima quarta-feira, dia 1º, no mesmo link. As matrículas acontecerão no dia 6 de novembro, e a chamada de suplentes, a partir do dia 7 de novembro. As vagas serão preenchidas respeitando a ordem de classificação obtida no processo seletivo, prioritariamente para o 1º semestre; não havendo mais vagas disponíveis, serão preenchidas as vagas ofertadas para ingresso no 2º semestre do mesmo ano, entre os próximos colocados.