Intercâmbio de experiências entre Universidade Feevale e Universidad De La Salle Bajío acontece nesta quinta-feira, 26
Articular educação e cidadania entre estudantes brasileiros e mexicanos é o que busca o evento Intercâmbio de Experiências em Centros Comunitários, realizado pela Universidade Feevale e Universidad De La Salle Bajío, do México. A atividade acontece nesta quinta-feira, 26 de novembro, no formato virtual, das 15h às 16h30min. A organização é da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais e do projeto social Cidade Viva: Intervenção Urbana Como Ato Comunicacional da Feevale e do Departamento de Relações Internacionais e Centros Comunitários da La Salle Bajío.
Com a proposta de compartilhar as vivências em projetos sociais, o evento trará cinco alunos de cada instituição de ensino relatando seus relatos e experiências nessa área. A aluna do curso de Jornalismo e bolsista do Cidade Viva, Morgana Schneck, que participará do evento apresentando suas práticas como integrante do projeto, acredita que essa oportunidade acarreta inúmeros benefícios, tanto para a vida acadêmica e profissional quanto para a pessoal.
O trabalho desenvolvido no projeto Cidade Viva tem me ensinado tanto e poder apresentá-lo para outros estudantes e professores é uma oportunidade para também aprender e compartilhar ideias e projetos”, conta Morgana.
A diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade Feevale, Paula Casari Cundari, diz que o projeto Cidade Viva traduz os vínculos comunitários que caracterizam a Universidade Feevale: conhecimento aplicado ao desenvolvimento da região e comprometimento com a inovação.
Outra característica importante é que o projeto também está potencializando ações com parcerias internacionais, tendo a universidade mexicana La Salle Bajío e a Feevale em conexão com o propósito de extensão em projetos que promovam a cidadania. Cidadania em dimensão global, com integração ampla e multicultural”, explica Paula.
Para a integrante do Cidade Viva e professora do curso de Publicidade e Propaganda da Feevale, Marta Oliveira dos Santos, a expectativa é grande para a primeira ação de internacionalização, que será o Intercâmbio de Experiências com a Universidad De La Salle Bajío.
A possibilidade de os acadêmicos relatarem suas experiências e o impacto do trabalho na extensão em suas vidas, além da oportunidade de ouvirem as vivências dos acadêmicos mexicanos será muito enriquecedora. Penso que discutir e refletir os desafios da extensão na articulação entre educação e cidadania é de suma importância”, declara Marta.
Saiba mais:
O projeto Cidade Viva: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional tem como objetivo principal potencializar o vínculo dos estudantes com a cidade e o bairro onde moram, a partir da intervenção em espaços públicos e um maior acesso à produção artística local. Para saber mais, basta acessar as redes sociais do projeto:
- Instagram: @projeto.cidadeviva
- Facebook: @cidadeviva.projeto ou Projeto Cidade Viva
- YouTube: Projeto Cidade Viva