Resultado dos estudantes no exame contribuiu para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas obter nota máxima do MEC
Como estímulo ao bom desempenho dos acadêmicos da Universidade Feevale no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2022, a Instituição premiará os estudantes com os melhores desempenhos. Neste ano, eles serão premiados em três categorias: turma com maior número de acertos; aluno com maior número de acertos; e turma com conceito máximo.
Na última edição do exame, a turma do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Feevale foi a que obteve melhor desempenho. O resultado do grupo contribuiu para a graduação obter nota máxima – cinco – na avaliação de regulação de curso do Ministério da Educação (MEC). Por isso, a Feevale realizou nesta semana, no Câmpus II, em Novo Hamburgo, uma homenagem aos egressos e professores do curso. Como premiação, a Universidade concedeu aos estudantes bolsas de estudos em cursos de MBA e especialização da Instituição.
Para o reitor Cleber Prodanov, o resultado comprova a excelência dos estudantes formados pela Feevale.
Este é um momento de celebração dos acadêmicos, dos nossos professores e da nossa equipe, que faz com que tenhamos um curso EAD de alta qualidade. Este resultado, balizado por uma entidade certificadora como o MEC, mostra que estamos trilhando o caminho certo”, afirmou.
A nota conquistada no Enade, pelos nossos estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistema, reflete o trabalho de todos os envolvidos com o curso: alunos, professores e equipe da Universidade Feevale. É com muita alegria que celebramos essa conquista, a qual nos motiva, ainda mais, a continuarmos buscando a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, comemorou o diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas, João Mossmann.
A pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, lembrou que o Enade é uma avaliação do aluno. “Agora vocês estão formados com nota cinco não só pela Instituição pela qual passaram, mas também pelo MEC, o que é um feito extraordinário”, enfatizou. O resultado simboliza a busca constante pela excelência do nosso corpo docente e da equipe técnica para ofertar sempre o melhor ao estudante”, acrescentou o professor Rodrigo Goulart, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fernando Spilk; o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Luis Henrique Rauber; a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari; o professor João Alcione Sganderla Figueiredo (Planejamento e Avaliação); o procurador institucional Marcelo Marques Soares; e a gerente de Marketing, Luciane Mineiro.
O Enade
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é componente curricular obrigatório para colação de grau. Ele avalia, a cada três anos, o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas em sua formação
Em 2022, serão avaliados 17 cursos de graduação da Feevale. São eles: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Turismo, Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.
Quem deve fazer a prova ?
Deverão realizar o exame, no dia 27 de novembro, os alunos dos cursos de bacharelado com, no mínimo 80% da carga horária do curso concluída ou com previsão de colação de grau até 2023/01, e os alunos dos cursos de tecnologia, com no mínimo 75% da carga horária do curso concluída ou com previsão de colação de grau para 2022/02.
Qual a importância do Enade?
Para o estudante:
- Permite comparar o seu desempenho individual com o dos demais estudantes do país.
- É considerado um dos critérios de avaliação para o ingresso em alguns programas de pós-graduação stricto sensu.
- O desempenho no exame pode ser utilizado por organizações como critério para contratação e para concessão de bolsas.
- Concede reconhecimento ao curso no qual o aluno se formou.
Para o curso:
- É responsável por mais de 50% da composição do conceito do curso, o qual concede ou não a renovação do reconhecimento pelo Ministério da Educação.
- Define a concessão de bolsas para o curso em programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
- Dá ao curso visibilidade e prestígio perante os demais cursos do país.
Para a universidade:
- Compõe o indicador de qualidade das instituições de ensino superior.
- Um bom conceito institucional permite a participação em editais de fomento público para projetos, que muitas vezes disponibilizam bolsas aos estudantes.
- Concede reconhecimento à universidade.
Estímulo ao bom desempenho
A Universidade Feevale premiará, com bolsas de estudos, os alunos que obtiverem os melhores desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2022. São três diferentes categorias de premiação: turma com maior número de acertos; aluno com maior número de acertos; e turma com conceito máximo.
Para os alunos da turma com a maior média geral serão disponibilizadas bolsas de estudo de 50% em um curso de pós-graduação lato sensu (MBA e especialização) ou R$ 2 mil para consumo em produtos ou serviços da instituição. Neste caso, são cinco tipos de créditos oferecidos: em disciplinas da graduação, disciplinas da pós-graduação, serviços especializados, atividades culturais promovidas pelo Teatro Feevale ou para a formatura (produtora da colação de grau).
Aos cinco estudantes com as melhores posições na classificação geral serão concedidas premiações distintas. O primeiro e segundo ganharão uma bolsa de estudos integral em um mestrado, MBA ou especialização. Já o terceiro, quarto e quinto melhores colocados usufruirão de bolsas de estudo de 60% em cursos de pós-graduação. Já as turmas que atingirem o conceito cinco na avaliação de regulação de curso do Ministério da Educação (MEC) terão o seu prêmio disponível no semestre subsequente ao de sua divulgação, realizada pelo sistema e-MEC e Diário Oficial da União.