Atividade renuiu, nesta terça-feira, 13, representantes de organizações da região e autoridades no tema
O Teatro Feevale sediou, nesta terça-feira, 13 de agosto, o fórum Governança como fator de sucesso nas organizações. Com o objetivo de discutir e analisar a governança nas organizações sob três perspectivas - proprietário/sócio, conselheiro e governance officer -, o evento reuniu representantes de organizações do Vale do Sinos e autoridades no assunto.
A iniciativa foi da Universidade Feevale, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI).
Em sua fala de abertura, o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, relembrou o propósito da Instituição, que é de construir uma comunidade melhor. “E para termos organizações melhores, também precisamos de uma governança corporativa com qualidade e pessoas tecnicamente capazes” disse, destacando a importância da discussão.
José Paulo da Rosa
O presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, Marcelo Clark Alves, relatou que o processo de governança na Instituição se iniciou pela importância de uma entidade com três conselhos, como a Aspeur, se apropriar da temática.
Hoje, para a Universidade Feevale, governança é um assunto que nós prezamos, admiramos e para o qual estamos sempre em processo de qualificação”, informou.
Robinson Oscar Klein, presidente da ACI-NH/CB/EV/DI, declarou que o fórum ressalta a relevância da formação, da educação e do desenvolvimento da região. “As empresas estão sempre enfrentando desafios, e para que possam se destacar frente à concorrência, buscam um diferencial competitivo. Eu acredito que, com uma governança corporativa robusta, temos fortes alicerces para transformar a integridade e a transparência em um diferencial competitivo das organizações”, afirmou.
Michelle Squeff
Michelle Squeff, coordenadora geral do IBGC no Rio Grande do Sul e CEO e founder da Governança Orgânica, indicou que os propósitos da entidade são refletir, educar e disseminar informações sobre as práticas de governança corporativa.
Hoje, nós plantamos uma semente para que, em breve, tenhamos este local cheio de pessoas interessadas no tema”, pontuou.
Para abordar a governança como fator de sucesso nas organizações, participaram do painel a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch; a gerente de Governança Corporativa e governance officer da Lojas Renner S.A., Diva Freire; e o presidente da Argenta, Neco Argenta. Eles relataram o histórico das organizações, indicaram como teve início cada processo de governança e apresentaram as estruturas de governança de suas empresas.
A pró-reitora de Ensino da Feevale, que também é vice-presidente de Governança e Planejamento da ACI-NH/CB/EV/DI, mediou o painel, e complementou a fala de Michelle. Acredito que a semente já está plantada, e agora precisa ser alimentada. Termos, aqui, um grupo de pessoas qualificadas para discutir este tema me parece bastante significativo para darmos força para esta planta crescer com ainda mais intensidade e para atuarmos fortemente no desenvolvimento da nossa região”, apontou.