Iniciativa é uma parceria entre a operadora Claro, o Parque Tecnológico Itaipu e a Coopavel Cooperativa Agroindustrial
Um movimento de transformação digital que visa revolucionar o agronegócio na região Oeste do Paraná como uma das mais tecnológicas do Brasil. Esse é o propósito do Transforma Agro, programa que tem como objetivo amplificar o uso da tecnologia na agricultura de pequenos, médios e grandes produtores, levando as soluções para as propriedades conectadas, assim como identificar, selecionar e oferecer suporte para que as startups e empresas tenham um futuro de sucesso.
A iniciativa é uma parceria entre a operadora Claro, o Parque Tecnológico Itaipu, a Coopavel Cooperativa Agroindustrial e o Exohub, empresa conveniada do Feevale Techpark. No programa, startups e empresas poderão validar e demonstrar as tecnologias inovadoras na área do agronegócio com foco e estratégia voltados à colaboração e aos princípios do cooperativismo. Estruturado para responder aos principais desafios do agronegócio, o programa conta com três temáticas principais: integração de dados da cadeia produtiva do agronegócio (cooperativismo de dados), aplicações inteligentes para o campo e automação e robotização no agronegócio.
O diferencial do Transforma Agro será o espaço de validação das tecnologias, o qual funcionará semelhante a um Sandbox rural – uma plataforma de testes onde as aplicações podem ser alteradas sem interferir no meio de produção. O programa possibilitará diferentes testagens e resultados antes de chegar ao consumidor final, reduzindo os riscos de impacto nas produções e garantindo os melhores resultados. A iniciativa será lançada oficialmente durante o Show Rural Coopavel, que acontece de 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná.