Mostra Sincronias Invisíveis, realizada pela UCS e Feevale, abre nesta terça-feira, 6
Abre, nesta terça-feira, 6 de setembro, a exposição Sincronias Invisíveis, realizada em parceria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Feevale. A abertura acontece a partir das 19h30min, na Galeria de Arte do Câmpus 8 da UCS. A mostra, que reúne obras em gravura de artistas brasileiros e franceses, poderá ser visitada de 8 a 29 de setembro, na Galeria de Arte e Hall Inferior do Câmpus 8 da UCS. A curadoria é da artista plástica Ana Sartori, membro da Associação de artistas Gravadores Graver Maintenant, Paris, França, e da artista plástica, professora e pesquisadora Lurdi Blauth, com coordenação da professora da Feevale Alexandra Eckert.
A exposição, oriunda de um intercâmbio entre artistas franceses e brasileiros, tem parceria com a Associação de Gravadores Graver Maintenant. O projeto foi destinado a artistas com atuação contínua no campo da gravura, levando-se em consideração a qualidade gráfica de suas obras apresentadas em diferentes espaços e instituições culturais. Foram convidados 16 artistas brasileiros e 16 franceses para participarem do projeto, sendo que cada um recebeu um fragmento de 10x10cm de uma obra original do outro, para instigar a produção de uma nova gravura.
A interação com um fragmento de uma gravura de um outro artista, totalmente desconhecido, foi um desafio para aflorar as singularidades criativas de cada participante”, explica a curadora Lurdi Blauth.
Artistas participantes:
- Franceses: Dominique Aliadière; Christophe Annoot.; Michele Atman; Isabele Béraut; Rosa Burdeos; Sophie Domont; Joëlle Dumont; Éric Fourmestraux; Christine Gendre-Bergère; Brigitte Kernaléguen; Ximena de León Lucero; Julien Mélique; Dominique Moindraut; Isabel Mouttet; e Pascale Simonet.
- Brasileiros (gaúchos): Ana Sartori; Clara Bohrer; Lurdi Blauth; Antonio Augusto Bueno; Marinês Busetti; Cava (Wilson Cavalcanti); Alexandra Eckert; Helena Kanaan; Nara Amélia Melo da Silva; Jander Rama; Marcia Rosa; Maristela Salvatori; Arlete Santarosa; Fernanda Soares; Claudia Sperb; Bruno Tamboreno; e Vera Wild.
SERVIÇO:
- Exposição Sincronias Invisíveis
- Curadoria: Lurdi Blauth e Ana Sartori
- Coordenação: Alexandra Eckert (Pinacoteca Feevale)
- Abertura: 6 de setembro, às 19h30min, na Galeria de Arte do Câmpus 8 (Avenida Frederico Segala, 3099, Bairro Samuara, Caxias do Sul). Conversa com artista às 20h30min, no Auditório Marelli do Câmpus 8 UCS
- Visitação: de 8 a 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Local: Galeria de Arte e Hall Inferior do Câmpus 8 UCS
- Visitas de escolas e grupos: devem ser agendadas pelo telefone (54) 3289-9000, com Silvana Gervasoni
- Coordenação projeto Mostra UCS Câmpus 8: professora Mara Galvani
- Realização: Universidade de Caxias do Sul / Área de Conhecimento de Artes e Arquitetura / Câmpus 8 / Curso de Artes Visuais - Universidade Feevale / Pinacoteca Feevale / Espaço Cultural Feevale / Programa Conexão Cultural Feevale / Graver Maintenant
- Apoio: Arte na Escola/Polo UCS e Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura de Caxias do Sul