Solenidade aconteceu nesta quinta-feira, no Câmpus II da Universidade, com presença de entidades parceiras
Zenaide Prestes da Costa representa grupo que realizou oficinas na Abefi
Nesta quinta-feira, 6 de julho, os 40 beneficiados deste semestre do projeto social Confeitaria e Panificação: qualificação para o mercado de trabalho da Universidade Feevale receberam a sua certificação. Pessoas da comunidade da região, entre 13 e 65 anos, indicados por entidades parceiras, foram capacitadas em boas práticas de manipulação de alimentos e técnicas de confeitaria e de panificação. A solenidade aconteceu no Espaço Cosmos, localizado no prédio Vermelho, Câmpus II da Instituição.
Os participantes são oriundos das entidades: Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH), Ação Encontro Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Hamburgo (Apae) e Apae de Ivoti. Neste semestre, o projeto contou com dois grupos, que realizaram suas atividades na Leme e na Ação Encontro Abefi, totalizando 10 oficinas por grupo.
Daniel dos Santos Goldenberg, beneficiado do IPNH, discursou representando o grupo que realizou as oficinas na Leme.
Para pessoas que precisam de uma oportunidade de reinserção na comunidade, como os apenados, projetos como esse são muito importantes, pois proporcionam novas oportunidades de vida. O trabalho das entidades e universidades muda a vida das pessoas que não têm, muitas vezes, esse olhar pelo resto da sociedade”, disse Goldenberg.
Pelo grupo que se reuniu na Ação Encontro da Abefi, Zenaide Prestes da Costa afirmou que o dia de certificação é motivo de muita alegria.
Muitos de nós passaram por muitos momentos difíceis, mas vamos lembrar da alegria das aulas. Na minha vida, o que mais mudou foi o fato de aprender a fazer o pão e poder melhorar as minhas vendas”, lembrou Zenaide.
Representando as entidades, Viviane Mossmann, da Abefi, que também é graduada em Gastronomia pela Feevale, recordou de quando era bolsista pelo projeto e que foi justamente o Confeitaria e Panificação que proporcionou sua atividade atual, como funcionária da entidade. “Esse é um projeto que leva esperança para as pessoas, e é um privilégio poder ver a evolução delas ao longo das oficinas. Eu tenho certeza que isso faz diferença na vida de cada um dos participantes, e espero que eles possam visualizar um futuro através da confeitaria e da educação”, afirmou.
Muito emocionada, a líder Confeitaria e Panificação, Simone Weschenfelder, destacou o fato de esta turma ser muito heterogênea, formada por pessoas das mais diversas idades e histórias.
De nada adianta termos conhecimento técnico e científico e não sabermos aplicá-lo lá fora, e vocês nos ensinaram muito também, e nos inspiram. O evento de hoje é a prova de que a união de pessoas completamente diferentes, com objetivos e ideologias diferentes, mas que têm uma causa em comum (aprender e conquistar autonomia), dá muito certo. Parabéns a todos e muito obrigada aos parceiros”, reiterou Simone.
Em sua fala, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fernando Spilki, agradeceu à equipe do projeto, pelo qual nutre profundo respeito e admiração e vê como um dos que mais proporciona carinho e gratidão.
Nesse momento, quando entregamos os certificados, sentimos o cumprimento de uma coisa muito importante para nós, enquanto Instituição, que é fazer com que as pessoas desenvolvam o seu potencial. Agora, vocês, beneficiados, já conhecem o caminho da Feevale, e como universidade comunitária, estamos à disposição, seja para um serviço, para um auxílio, enfim, para o futuro de vocês. Fico muito feliz, também, de ver as entidades aqui, e espero que possamos continuar a manter a parceria em alto nível. Sucesso e muito obrigado a todos”, completou Spilki.
A cerimônia também contou com homenagem dos acadêmicos participantes do projeto aos beneficiados. Estiveram presentes, ainda, o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Luis Rauber, e a coordenadora dos cursos de Turismo e Gastronomia, Alexandra Zottis.
Saiba mais
O projeto Confeitaria e Panificação: qualificação para o mercado de trabalho tem o objetivo de propiciar, a pessoas em vulnerabilidade social, o aprendizado de diversas técnicas de confeitaria e panificação, desde a seleção das matérias-primas até o produto final. Desde a sua criação, em 2018, o projeto social já capacitou e qualificou mais de 440 beneficiados para inserção no mercado de trabalho.