Feevale certifica 44 pessoas da comunidade em confeitaria e panificação | Universidade Feevale

Feevale certifica 44 pessoas da comunidade em confeitaria e panificação

26/11/2024 - Atualizado 15h

confeitaria

Cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 25, no Câmpus II, em Novo Hamburgo

Uma turma composta por 44 pessoas, oriundas de diferentes entidades, foi certificada nesta segunda-feira, 25, pela Universidade Feevale. Os alunos participaram, entre agosto e novembro, de encontros do projeto social Confeitaria e Panificação – qualificação para o mercado de trabalho. O objetivo foi proporcionar, aos beneficiados, o aprendizado de boas práticas de fabricação de alimentos, quais são os equipamentos específicos de confeitaria e panificação, além de técnicas e receitas, capacitando-os e qualificando-os para inserção no mercado de trabalho.

A cerimônia aconteceu no Espaço Cosmos, localizado no prédio Vermelho, no Câmpus II da Universidade, em Novo Hamburgo. Na oportunidade, que contou com a presença de autoridades da Instituição, representantes das entidades parceiras do projeto e familiares dos alunos, aconteceu uma degustação de produtos.

O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, destacou que a área da confeitaria e panificação é carente de profissionais qualificados. “Tenho convicção de que, com essa formação, vocês terão oportunidades no mundo do trabalho, em uma série de segmentos. Além disso, vocês adquiriram uma competência que permite empreender. Fico muito feliz que a Universidade desenvolva um projeto de extensão dessa natureza. Parabéns, sejam muito felizes e contem sempre com a Feevale”, disse.

A beneficiada Ledi Desbesel, da Ação Encontro Abefi, ressalta a importância de o projeto ir até as entidades. “Quando a Feevale vai até nós, as coisas acontecem. Temos várias mulheres da comunidade que já estão empreendendo na panificação e na confeitaria, e que começaram em no projeto. Então, só tenho a agradecer em nome de todas as nossas formandas”, afirmou. Agradecimento replicado por Mateus Henrique Marques, do Desafio Resgate Jovem. “Acredito que esse projeto ajuda a abrir portas para pessoas como eu, que muitas vezes, não têm oportunidades de começar e terminar um curso”, pontuou.

Representando os acadêmicos, Guilherme de Freitas, do curso de Gastronomia da Feevale, disse que o pão significa laços, união e compartilhar. “Parabenizo os alunos que estão se formando, porque não é qualquer um que se dispõe a aprender algo novo e enfrentar desafios diferentes. Saibam que todos aprendemos coisas novas e tivemos um grande desenvolvimento pessoal e profissional, graças aos que vinham toda semana nas cozinhas para poder treinar conosco”, afirmou.

José Felipe Fabiano da Silva, da Ação Encontro Abefi, representou todas as entidades parceiras em sua fala. “É muito bonito ver tanta gente agradecer a Feevale por essa parceria, por esse projeto lindo e por essas ações. A educação é transformadora e, dentro desse projeto, a gente pode perceber que a educação colabora para o protagonismo social dentro das comunidades. Que, no próximo ano, possam surgir novas parcerias, e que esse projeto possa se estender para poder atingir cada vez mais pessoas”, assinalou.

A líder do Confeitaria e Panificação, Simone Weschenfelder, ressaltou que, mesmo com as dificuldades e com os desafios, a decisão de assumir três grupos simultâneos nessa edição do projeto deu muito certo. “Esse trabalho é um coletivo, é o resultado de um trabalho de muitas pessoas. Que a gente consiga fazer mais parcerias e que todos consigam multiplicar todo o conhecimento que vocês adquiriram aqui. E que cada vez mais pessoas possam gerar renda e mudar a sua situação, como vocês aprenderam. Gratidão a todos e parabéns a vocês, que concluíram o projeto”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, declarou que projetos como esse garantem que a Instituição cumpra sua função, que é formar pessoas e desenvolver as comunidades. “Tomara que esse certificado que vocês recebem hoje seja realmente importante, tenha grande valor para a vida de vocês no sentido do emprego, da dimensão social e de uma vida agradável e saborosa. Também quero agradecer enormemente a equipe desse projeto e as entidades, que são extremamente importantes para sua realização”, completou.

Confira as entidades participantes dessa edição:

  • Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi)/Ação Encontro de Novo Hamburgo
  • Associação Evangélica de Ação Social em Novo Hamburgo (Aevas)
  • Associação de Assistência em Oncopediatria – Amo Criança Novo Hamburgo
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Hamburgo (Apae)
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ivoti (Apae)
  • Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis)
  • Comunidade Terapêutica Desafio Resgate Jovem
  • Centros de Referência de Assistência Social de Novo Hamburgo, de Morro Reuter e de Santa Maria do Herval
  • Cáritas Diocesana de Estância Velha
  • Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo
  • Centro de Atenção Urbana à Dependência Química (Caudeq) de Novo Hamburgo
  • Associação Koloniegeschmack de Sapiranga

Veja todas as fotos:


Formatura do projeto Confeitaria e Panificação

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.