Operação Velho Chico aconteceu em julho, em Pernambuco
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex) da Universidade Feevale certificou, nesta segunda-feira, 23, os participantes da Operação Velho Chico do Projeto Rondon. Realizada entre 4 e 20 de julho, no município de Exu, localizado no Sertão do Araripe (PE), a missão contou com oito acadêmicos, de diferentes cursos da área da Saúde. Eles foram acompanhados pelas professoras Magali Pilz, do curso de Fisioterapia, e Maristela Cassia de Oliveira Peixoto, coordenadora do curso de Enfermagem, a fim de realizar oficinas nas áreas temáticas do Conjunto A do projeto: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.
No Projeto Rondon, o propósito principal é que as ações realizadas sejam direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las no seio da comunidade, tornando-as permanentes. Por meio das atividades promovidas pela Equipe Rondon Feevale, foram capacitados agentes multiplicadores, gestores municipais, conselheiros e lideranças, educadores e agentes em vigilância e de atenção em saúde nas quatro áreas temáticas.
“A operação Velho Chico do projeto Rondon foi espetacular para todos os participantes. Pudemos demonstrar confiança, amor e o lado humano em tudo que fizemos”, afirma a professora Maristela. Já para a estudante Eduarda Duéli Grippa, que participou da operação, viver a experiência do projeto Rondon foi transformador para todos. “Colocamos em prática todo o nosso aprendizado e, além disso, pudemos sair da bolha, transformar a vida e ver com outros olhos a nós mesmos e a sociedade”, diz a acadêmica.
O evento de certificação aconteceu no Espaço Arena, no prédio Vermelho, localizado no Câmpus II, em Novo Hamburgo, e contou com a presença do assessor Acadêmico de Iniciação à Pesquisa e Extensão da Feevale, Rodrigo Staggemeier. Uma exposição de fotografias e objetos relacionados ao projeto também pode ser conferida, no térreo do prédio. Confira a equipe de rondonistas:
- Bernardo Sturza Parodes
- Bruna Luana dos Reis
- Eduarda Duéli Grippa
- Fernanda Carazzai da Silva
- Gabriela Becker Stoffel
- Naiara da Rosa
- Talia Daiane Muller
- Victor Gustavo Thomazi
Sobre o Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. Entre os seus objetivos, estão contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional e estimulando a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.