Acadêmicos interessados em integrar a missão, que acontece em julho, têm até o dia 30 de março para se inscrever
A Universidade Feevale foi classificada para participar da Operação Amazonas do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. A Instituição realizará oficinas nas áreas temáticas do Conjunto A do projeto: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. A operação acontecerá entre 8 e 27 de julho, na região geográfica da Calha do Rio Negro e Solimões, no estado de Amazonas.
O propósito principal do Projeto Rondon é que as ações sejam direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las em suas comunidades, tornando-as permanentes, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliam o bem-estar da população. Confira as atividades que serão promovidas pela Equipe Rondon Feevale, conforme cada uma das áreas temáticas:
- Cultura - capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.
- Direitos Humanos e Justiça - capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas na área de desenvolvimento social (acesso à renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes); instalar, dinamizar ou atualizar conselhos municipais, como de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, entre outros; capacitar agentes multiplicadores na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes.
- Educação - capacitar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, mediação de conflitos, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva, bem como na identificação de sinais de mudanças comportamentais que possam auxiliar no diagnóstico prematuro de necessidade de atendimento educacional especializado.
- Saúde - capacitar agentes multiplicadores em: vigilância e na atenção na saúde dos diversos ciclos de vida, com ênfase em imunização, prevenção e controle de violência, trânsito seguro, hábitos saudáveis, fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis; controle de vetores causadores de doenças endêmicas; disseminação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição; uso de modernas tecnologias da informação e de telecomunicações, seja para teleconsultas, exames de rotina ou em situações de urgência.
Inscrições abertas para participação de acadêmicos
O edital para acadêmicos interessados em participar como voluntários da Operação Amazonas do Projeto Rondon está aberto em https://feev.as/rondon, com inscrições até as 23h59min do dia 30 de março. Podem se inscrever estudantes de qualquer curso de graduação ou dos programas de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, em Indústria Criativa e em Processos e Manifestações Culturais ou do mestrado em Psicologia. O transporte, alojamento e alimentação durante a missão serão custeados pelo projeto.
Saiba mais
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. Entre os seus objetivos, estão contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional e estimulando a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.