Parceria com a prefeitura prevê ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas
A Prefeitura Municipal de Dois Irmãos está lançando, em parceria com a Universidade Feevale, um projeto de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, voltado a adolescentes de 12 a 15 anos. O objetivo é promover ações educativas com jovens que estejam, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade. A verba destinada ao projeto foi aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A Feevale, por meio do Núcleo de Serviços Especializados da Diretoria de Inovação (Dinova), apresentou a melhor proposta ao edital de chamamento público que estabelece termo de colaboração para a realização de diagnóstico de vulnerabilidades e ações preventivas junto a esse público, envolvendo seus familiares e comunidade. A intenção é estabelecer o fortalecimento da rede socioassistencial de prevenção e de proteção diante das possibilidades de acesso dos adolescentes ao uso de álcool e outras drogas.
A formalização do termo de colaboração aconteceu na tarde desta segunda-feira, 9, em Dois Irmãos, com a presença da prefeita Tânia Terezinha da Silva e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, João Alcione Sganderla Figueiredo. Também participaram os secretários municipais Denise Maria Maldaner (Educação, Cultura e Desporto) e Afonso Carlos Bastian (Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente), a psicóloga e professora da Feevale Sabrina Cúnico, a analista do Núcleo de Serviços Especializados da Diretoria de Inovação Débora Engeroff e a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Cultura e Desporto Nadia Helena Schneider. Do CMDCA estavam a presidente Marta Kirch, a secretária Bruna Immig, a tesoureira Margarete Vier e a conselheira Luiza Nelsi de Souza.
Trabalho preventivo
Segundo a prefeita Tânia Terezinha da Silva, a faixa etária dos 12 aos 15 anos é onde se percebe que é necessário um olhar visando trabalhos de prevenção na questão do uso de álcool e outras drogas.
Queremos fazer um trabalho preventivo e alertar sobre os riscos de quem começa a beber precocemente e procura atingir não apenas o público adolescente, mas também seus pais, em ações articuladas com as escolas do nosso município, buscando qualificar ainda mais os nossos profissionais da educação”, disse a prefeita.
O pró-reitor João Alcione Sganderla Figueiredo enalteceu a parceria entre a Feevale e a Prefeitura.
É uma satisfação desenvolver um projeto desse porte com o município de Dois Irmãos, pois parcerias como essa são efetivas e contribuem para a solução de problemas da sociedade”, falou, lembrando que a Instituição também lançou, recentemente, o mestrado em Psicologia, que certamente contribuirá para intervir em processos como esse que é objeto do termo de colaboração entre o poder público e a universidade.
A presidente do CMDCA, Marta Kirch, ressaltou que a iniciativa está sendo amadurecida pelos membros do Conselho há três anos.
Este projeto é dirigido aos nossos adolescentes e é fundamental ajudá-los na vivência dessa fase de transição”, afirmou.
A professora da Feevale Sabrina Cúnico, que atuará no projeto ao lado do professor Charles Kieling, salientou a importância da medida, que deverá propiciar aos adolescentes um espaço para que possam falar sobre a temática.
Ações que serão desenvolvidas
O projeto prevê diversas ações, entre as quais: diagnóstico referente ao consumo de drogas por adolescentes do município; promoção de encontros nas escolas, com o objetivo de aumentar a percepção do impacto dos riscos associados ao abuso de substâncias; ampliação e diversificação das oportunidades oferecidas aos jovens por meio de atividades recreativas e culturais, de modo a estimular sua imaginação criativa; elaboração de uma cartilha de prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre a população adolescente; estruturação, em conjunto com os professores, de planos de aula sobre drogas que se encaixem ao currículo escolar; aplicação de um questionário de satisfação.